Documento - Políticas e processos da educação básica na Palestina

Authors

  • Nadim Sami Makhalfa cnte

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v8i14.386

Abstract

O número de escolas nos territórios palestinos chega a 2.784, sendo 2.094 na Cisjordânia e 690 na Faixa de Gaza. O número de escolas administradas pelo governo chega a 2.063, sendo 342 escolas administradas pela agência de

ajuda internacional e 379 supervisionados pelo setor privado. Há apenas nove escolas na Cisjordânia que funcionam no período de manhã e cerca de 40% das escolas na Faixa de Gaza funcionam no período da noite.

São 1.136.739 alunos matriculados em todas as escolas, dos quais 677.004, estudantes na Cisjordânia e 474.698 (PCBS, 2014), na Faixa de Gaza. Em escolas públicas estão matriculados 67,4% dos alunos, 24% em escolas da Relief Agency International2 e 8,6% em particulares, e cerca de 47% dos alunos na Faixa de Gaza estão matriculados em escolas da agência de ajuda internacional.

A proporção de estudantes do sexo feminino é de 50,2% do número total dos alunos em todas as etapas, percentual que chega a 54,5% no nível secundário.

São 62.110 professores nos territórios palestinos, 40.532 na Cisjordânia e 21.578 na Faixa de Gaza, e a proporção de professores do sexo feminino é de cerca de 58,5% do total. A percentagem de professores que possuem diploma médio ou menos totalizou 17,6%, a de detentores de diploma de bacharel, 76,4%, e 6% têm graus avançados.

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Published

2014-09-04

How to Cite

Makhalfa, N. S. (2014). Documento - Políticas e processos da educação básica na Palestina. Retratos Da Escola, 8(14), 209–220. https://doi.org/10.22420/rde.v8i14.386