Conservadorismos na Educação Básica

Authors

Keywords:

Conservadorismos, Educação Básica

Abstract

O dossiê Conservadorismos na Educação Básica é fruto do desejo de proporcionarmos distintas miradas – teóricas e geográficas – sobre a temática. Com ele, buscamos dar visibilidade às investigações que vêm sendo conduzidas de forma comprometida em distintos contextos com um propósito comum: aprofundar a compreensão desse fenômeno social para que se possam expandir as possibilidades de resistência e interdição dessas investidas. Além disso, a organização deste dossiê se circunscreve às ações de uma série de pesquisas que temos desenvolvido acerca do avanço do conservadorismo na Educação Básica. Especialmente a partir de 2019, o Coletivo Redes (grupo de pesquisa interdisciplinar e interinstitucional que coordenamos, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul), se debruça sobre o tema e percebe sua complexidade. Entendemos
haver muitos fatores necessários para sua compreensão e, em função disso, defendemos uma atuação científica e política que se dê de forma coletiva e complementar. Assim, o dossiê é por nós entendido como um esforço também coletivo, em que, por meio de um conjunto de produções, novas lentes e ferramentas teórico-analíticas possam ser conhecidas e mobilizadas.

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Author Biographies

Iana Gomes de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Bruna Dalmaso-Junqueira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação. Pesquisadora de Pós-Doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais e Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense.

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Published

2024-12-18

How to Cite

Lima, I. G. de, & Dalmaso-Junqueira, B. (2024). Conservadorismos na Educação Básica. Retratos Da Escola, 18(42). Retrieved from https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/2334

Issue

Section

Conservadorismos na educação básica