Família docendis

educação e ethos neoliberal na contemporaneidade

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v18i42.2197

Keywords:

Education. Neoliberalism. Family. Fascism.

Abstract

Este artigo discute a guerra de valores instaurada no âmbito da educação brasileira, situando-a dentro do atual processo de desdemocratização e fascistização da sociedade decorrentes das estratégias de manutenção/expansão da governamentalidade neoliberal. Abordamos a projeção da esfera privada familiar sobre uma esfera pública democrática, a partir da análise da ofensiva antigênero nos domínios da educação. Destacamos movimentos como o Escola sem Partido e a favor da escolarização doméstica, pois refletem essas tensões, enquadrando-se em um contexto mais amplo de erosão democrática e expansão da governamentalidade neoliberal. A compreensão é a de que o protagonismo delegado à instituição familiar é um dos elementos que caracteriza a ascensão de forças antidemocráticas que flertam com o fascismo na contemporaneidade. A educação, nesse escopo, constitui-se em campo de disputa do poder, um microcosmo social que reverbera tanto a potência das resistências como também da domesticidade.

 

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Author Biographies

Larissa Scotta, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul. Servidora do Instituto Federal Farroupilha.

Mozart Linhares da Silva, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutor em História. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação e do Departamento de Ciências, Humanidades e Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul.

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Published

2024-12-18

How to Cite

Scotta, L., & Silva, M. L. da. (2024). Família docendis: educação e ethos neoliberal na contemporaneidade. Retratos Da Escola, 18(42). https://doi.org/10.22420/rde.v18i42.2197

Issue

Section

Conservadorismos na educação básica