Gestão democrática

análise do Documento Final da Conae 2024 e da meta 19 do Plano Nacional de Educação (2014 – 2024)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v18i41.2177

Keywords:

Gestão democrática, Conferência Nacional de Educação., Plano Nacional de Educação.

Abstract

Este texto aborda o princípio da gestão democrática no Eixo IV do Documento Final da Conferência Nacional de Educação – CONAE 2024 e no atual Plano Nacional de Educação – PNE (2014 – 2024), em particular a meta 19, que trata do tema. Traz igualmente dados sobre as formas de provimento ao cargo de diretor/a escolar do Censo Escolar (2023), com vistas a provocar uma discussão que desvele as aproximações, as divergências e os limites das bases teóricas e conceituais da ideia de gestão democrática, qualidade e avaliação da educação que estão postas nesses documentos, tendo por objetivo central oferecer subsídios e elementos basilares acerca da gestão democrática que devem estar presentes no novo PNE 2024 – 2034.

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Author Biography

Lueli Nogueira Duarte e Silva, Universidade Federal de Goiás

Doutorado em Educação. Professora da Universidade Federal de Goiás.

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Published

2024-09-05

How to Cite

Duarte e Silva, L. N. (2024). Gestão democrática: análise do Documento Final da Conae 2024 e da meta 19 do Plano Nacional de Educação (2014 – 2024). Retratos Da Escola, 18(41). https://doi.org/10.22420/rde.v18i41.2177

Issue

Section

O novo Plano Nacional de Educação 2024/2034: tensões e resistências