Pela valorização dos/as funcionários/as da educação básica pública
Keywords:
Valorização dos profissionais da escola;Downloads
References
ANDRADE, Guelda Cristina de Oliveira. O profissional de Apoio Administrativo Educacional e a formação: semeadura para o trabalho educativo. Cuiabá, Print Gráfica e Editora, 2017.
BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CEB n. 16/2005. Proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais para a área profissional de Serviços de Apoio Escolar. Brasília, 2005.
BRASIL. Lei nº 12.014, 06 de agosto de 2009. Altera o art. 61 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, com a finalidade de discriminar as categorias de trabalhadores que se devem considerar profissionais da educação. 2009. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l12014.htm>. Acesso em: jul. 2023.
BRASIL. Lei nº 12.796, 04 de abril de 2013. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dá outras providências. 2013. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm>. Acesso em: jul. 2023.
BRASIL. Resolução nº 5, de 3 de agosto de 2010. Fixa as Diretrizes Nacionais para os Planos de Carreira e Remuneração dos Funcionários da Educação Básica pública. 2010. Disponível em: <https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECEBN52010.pdf?query=326/1998-CEE/MS>. Acesso em: jul. 2023.
BRASIL. LEI nº13.005, de 25de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em: jul. 2023.
COÊLHO, Ildeu Moreira. Por uma outra formação no ensino superior. In: OLIVEIR A, João Ferreira de (org.). O campo universitário no Brasil: políticas, ações e processos de reconfiguração. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011. p. 129-142.
CUNHA, Luiz Antônio. O ensino de ofícios artesanais e manufatureiros no Brasil escravocrata. 2 ed. São Paulo: Unesp, 2005.
MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. Campinas, SP: Alínea, 2010.
MANACORDA, Mario Alighiero. Karl Marx e a liberdade. Campinas, SP: Alínea, 2012.
MONLEVADE, João Antonio Cabral de. História e construção da identidade: compromissos e expectativas. Retratos da Escola. Funcionário de escola: identidade e profissionalização, Brasília, v. 3, n. 5, p. 325- 337, 2009.
SAVIANI, Dermeval. Educação socialista, pedagogia histórico-crítica e os desafios da sociedade de classes. In: LOMBARDI, José Claudinei & SAVIANI, Dermeval (org.). Marxismo e educação: debates contemporâneos. Campinas-SP: Autores Associados, 2005. p. 223-274.
SAVIANI, Dermeval & DUARTE, Newton. Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.