A (des)consideração de funcionários/as da educação básica nas produções científicas

uma discussão a partir do conceito de divisão social do trabalho

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v17i38.1718

Keywords:

Educação Básica, Funcionários/as, Divisão social do trabalho

Abstract

Ao constatar o relativo silenciamento da academia em relação a funcionários/as da educação básica pública, este texto objetiva problematizar o conceito de divisão social do trabalho, a partir da obra de
Karl Marx, para discutir sujeitos/as, papéis e lugares no cotidiano laboral da educação básica. Demonstra-se empiricamente a escassa produção científica com discussões sobre funcionários/as da educação básica, num corpus de pesquisa teórica combinado com revisão bibliográfica de levantamentos realizados na SciELO – Scientific Electronic Library Online e nos Anais dos Simpósios da Associação Nacional de Política e Administração da Educação – ANPAE. O caráter periférico ou alegórico que funcionários/as representam na maioria dos textos permite inferir que o tema não exerce centralidade em parte da produção científica. Concluímos com uma provocação: estaria o conceito de divisão social do trabalho reverberando na produção científica quando dedicada aos estudos sobre o trabalho na educação básica?

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Author Biographies

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo.

Sidinei Cruz Sobrinho, Instituto Federal Sul Riograndense

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Passo Fundo e professor de Educação Técnica
e Tecnológica no Instituto Federal Sul Riograndense, Campus Passo Fundo, Rio Grande do Sul.

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Published

2023-09-18

How to Cite

Serena Siqueira Esquinsani, R., & Cruz Sobrinho, S. (2023). A (des)consideração de funcionários/as da educação básica nas produções científicas: uma discussão a partir do conceito de divisão social do trabalho. Retratos Da Escola, 17(38). https://doi.org/10.22420/rde.v17i38.1718

Issue

Section

Valorização de funcionários e funcionárias da educação básica