Financiamento escolar e valorização dos/das funcionários/as da educação básica

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v17i38.1695

Keywords:

Funcionários/as da educação, Financiamento da educação, Reforma tributária

Abstract

O artigo se divide em duas abordagens, sendo uma sobre a história da educação brasileira, com foco no financiamento e no labor dos/das funcionários/as da educação desde o período colonial, passando
pela organização escolar no Império e no regime republicano. A segunda parte trata da legislação recente que reconheceu os/as funcionários/as como categoria inerente de profissionais da educação,
destacando as contradições e os desafios da formação e da valorização desses/as trabalhadores/as, inseridos/as na política de financiamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb.

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Author Biographies

Eduardo Ferreira, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação

Assessor jurídico e político da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, com formação em
direito e economia, atua na área do financiamento da educação.

João Antonio Cabral de Monlevade, Universidade Federal do Mato Grosso

Doutor em Educação, professor aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso e consultor legislativo aposentado do Senado Federal.

Roberto Franklin de Leão, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação

Professor da rede pública de educação básica do Estado de São Paulo, ex-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação e atual vice-presidente da Internacional da Educação - IE.

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Published

2023-09-18

How to Cite

Ferreira, E., Cabral de Monlevade, J. A., & Franklin de Leão, R. (2023). Financiamento escolar e valorização dos/das funcionários/as da educação básica. Retratos Da Escola, 17(38). https://doi.org/10.22420/rde.v17i38.1695

Issue

Section

Valorização de funcionários e funcionárias da educação básica