Tecendo os caminhos da seda

resgate histórico e cultural da produção de casulo de seda

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v16i35.1331

Keywords:

Ensino, Interdisciplinaridade, Projeto

Abstract

Este relato de experiência traz os resultados de uma atividade pedagógica na Escola Estadual do Campo Barão de Lucena, que buscou resgatar o histórico da produção do casulo de seda em Nova Esperança, noroeste do Paraná. Utilizando a metodologia de projetos, professoras de arte e ciências proporcionaram aos/às estudantes diversas vivências relacionadas à produção de casulo, como palestras, visitas técnicas e oficinas. Os materiais coletados e os procedimentos aprendidos nas atividades resultaram em um documentário realizado pelos/as estudantes e apresentado à comunidade, assim como a exposição dos/as discentes sobre seus aprendizados, em uma troca de vivências com os/as visitantes. Pudemos verificar a possibilidade de alinhamento entre as disciplinas de ciências e arte como incorporação da valorização cultural na escola do campo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bruna Marques Duarte, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Professora de Ciências na Secretaria de Estadual de Educação do Paraná.

Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática pela Universidade
Estadual de Maringá. Professor de Matemática e Física no Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo -
São Miguel do Iguaçu/PR. Integrante do grupo de pesquisa: INTERART: Interação entre arte, ciência e
educação: diálogos e interfaces com as Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Rosimara Albuquerque Mello, Universidade Estadual de Maringá

Mestra em Educação pelo programa de Pós- Graduação em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Professora de Arte na Secretaria Estadual de Educação do Paraná.

References

ARROYO, Miguel Gonzales & FERNANDES, Bernardo Mançano, Por uma Educação do Campo. In: FERNANDES, Bernardo Mançano & ARROYO, Miguel Gonzales (Orgs.). A Educação Básica e o Movimento Social do Campo. São Paulo: Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, v. 2, 1999. p. 47-70.

AULER, Décio & DELIZOICOV, Demétrio. Ciência-Tecnologia-Sociedade: relações estabelecidas por professores de ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. Online, v. 5, n. 2, 2006. Disponível em: <http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen5/ART8_Vol5_N2.pdf>. Acesso em: 26 jun. 2022.

AZEVEDO, Gislane Campos & SERIACOPI, Reinaldo. História. São Paulo: Ática, 2007.

BRANCALHÃO, Rose Meire Costa; TORQUATO, Ednéia Fátima Brambilla & BILHA, Maria Amélia Menck Soares. Práticas de laboratório – bicho-da-seda: montagem do ciclo de vida. Arq. Apadec. Maringá, v. 8, n.2, p. 58-60, 2004.

BRASIL. Constituição da República Federativa de 1988. Brasília, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em: 02 mai. 2021.

FRANÇA, Alex Fernandes. Bicho-da-seda: Nova Esperança corresponde por 15% da produção de casulos verdes do Estado. Jornal Noroeste, Nova Esperança, julho de 2014, p. 2-19. Disponível em: <http://hnetsistemas.com.br/catalogo/layouts/pers_jornalnoroeste2/ExibeNoticia/89/10048/-bicho-da-seda-nova-esperan-a-responde-por-15-da-produ-o-de-casulos-verdes-do-estado.html.> Acesso em: 15 jun.2021.

FREIRE, Paulo. Cartas a Guiné Bissau: registros de uma experiência em processo. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 65 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2018.

HOFFMAN, Rodolfo. A agricultura familiar produz 70% dos alimentos consumidos no Brasil? Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, vol. 21, n. 1, p. 417-421, 2014. DOI: https://doi.org/10.20396/san.v21i1.1386

LE GOFF, Jacques. História e Memória. 5 ed. Campinas: Editora UNICAMP, 2003.

MEDEIROS, Aurélia Barbosa de et al. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, FMB, v. 1, n.1, 2011.

MOURA, Dácio G. & BARBOSA, Eduardo. F. Trabalhando com Projetos-Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais. Petrópolis: Vozes, 2006.

PÁDUA, Oswaldo da Silva. A Origem da sericicultura. EMATER – Paraná, 2005. Disponível em: <http://www.agricultura.pr.gov.br>. Acesso em: 08 mai. 2021.

PANUCCI-FILHO, Laurindo; CHIAU, Angélica Violeta & PACHECO, Vicente. O custo da sericicultura: A produção de casulos de bicho-da-seda no Paraná. Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, Maringá, v.4, n.1, p. 37-55, jan./abr., 2011.

PASQUALOTTO, Nayara; KAUFMANN, Marielen Priscila & WIZNIEWSKY, José Geraldo. Agricultura familiar e desenvolvimento rural sustentável. Santa Maria: UFSM, NTE, 2019.

PAPAVERO, Nelson & PUJOL-LUZ, José Roberto. Notas sobre o bicho-da-seda no folclore Chinês. Revista Brasileira de Entomologia, Curitiba, v. 55, n.1, p. 141–142, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0085-56262011000100024

SANTOS, Simone Aparecida dos; VIDIGAL, Pedrina Gonçalves & MERLINI, Luis Sérgio. Desempenho reprodutivo de novilhas acasaladas aos 26 meses de idade submetidas a sincronização de estros com PGF2 α administrado por via intramuscular ou intravulvar. Arq. Ciênc. Vet. Zool. UNIPAR, Umuarama, v. 14, n. 1, p. 57-64, jan./jun. 2011.

ZANETTI, Ronald. Manejo da criação do bicho-da-seda. Notas de aula, 2017. Disponível:<http://www.den.ufla.br/siteantigo/Professores/Ronald/Disciplinas/NotasAula/Sericiculturamanejo.pdf>. Acesso em: 19 abr. 2021.

Published

2022-09-15

How to Cite

Duarte, B. M., Ribeiro, R. G. T., & Mello, R. A. (2022). Tecendo os caminhos da seda: resgate histórico e cultural da produção de casulo de seda. Retratos Da Escola, 16(35), 633–646. https://doi.org/10.22420/rde.v16i35.1331