A voz cantada e falada: uma pesquisa-formação com professoras da educação infantil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1288

Keywords:

Educação Musical. Voz. Pesquisa-formação. Educação Infantil. Docência.

Abstract

O presente artigo tem como centralidade a discussão de processos de educação músico-vocal de um grupo de professoras da educação infantil, fundamentando-se, teórica e metodologicamente, em princípios da pesquisa-formação. No desenvolvimento da pesquisa, parte das professoras mencionou a realização de algumas práticas musicais junto à infância. Contudo, elas ressaltaram que estas foram ampliadas e aprofundadas a partir da pesquisa-formação e pelos conhecimentos mobilizados no grupo. Ressalta-se ainda que as professoras estiveram engajadas em todo o processo, refletindo sobre suas práticas musicais junto à infância, por meio de experiências musicais e vocais vividas e problematizadas no espaço escolar. Como resultados, é importante destacar que as professoras mencionadas previamente estiveram mais envolvidas com a produção musical de suas próprias vozes e a de seus alunos e buscaram desenvolver práticas músico-vocais em sala de aula de educação infantil, baseadas nos cuidados da voz na infância e nas possibilidades musicais que decorrem de repertórios cantados, promovendo educação musical no contexto escolar.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Carla Simonetti Rossato Tomazi, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui graduação em Música-Licenciatura Plena e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação desta mesma instituição, na Linha de Pesquisa 4 - Educação e Artes; e, bolsista Demanda Social (DS) - CAPES. É integrante do Grupo de Pesquisa FAPEM: Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical, desde 2014.

Cláudia Ribeiro Bellochio, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

É professora titular da Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Metodologia do Ensino, Centro de Educação. Possui graduação em Música pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), graduação em Pedagogia
pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é pesquisador 1D do CNPQ, consultor ad-doc e membro GT 24 da ANPED. É membro dos conselhos editorias da Revista da ABEM, da OPUS, da ARJ e da Revista Educação (UFSM).

References

ALMEIDA, Jéssica de. Biografia músico-educativa: produção de sentidos em meio à teia da vida. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira & HORN, Maria da Graça Souza. A cada dia a vida na escola com as crianças pequenas nos coloca novos desafios. In: ALBUQUERQUE, Simone Santos de; FELIPE, Jane Felipe & CORSO, Luciana Vellinho (Org.). Para pensar a docência na educação infantil. Porto Alegre: Editora Evangraf, 2019. p. 17-36.

BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. Minha voz, tua voz: falando e cantando na sala de aula. Música na Educação Básica, Porto Alegre, v. 3, n. 3, p. 56-67, set. 2011.

BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro & SOUZA, Zelmielen Adornes de. Professor de referência e unidocência: pensando modos de ser na docência dos anos iniciais do ensino fundamental. In: BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. Educação musical e unidocência: pesquisas, narrativas e modos de ser do professor de referência. Porto Alegre: Sulina, 2017. p. 13-36.

BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017.

BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.

CHIENÉ, Adèle. A narrativa de formação e a formação de formadores. In: NÓVOA, António & FINGER, Matthias (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal/São Paulo: UFRN/Paulus, 2010. p. 129-142.

JOSSO, Marie-Christine. Caminhar para si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010a.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. 2. ed. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010b.

KOHAN, Walter Omar. Formas, pedagógicas, de pensar y vivir la escuela. Revista Pasajes, México, n. 5, p. 15-25, jul./dez. 2017.

LINO, Dulcimarta Lemos. Barulhar: a música das culturas infantis. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 24, n. 24, p. 81-88, set. 2010.

MAFFIOLETTI, Leda de Albuquerque & ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Pesquisa narrativa em educação musical: considerações de ordem epistemológica. In: BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. Educação musical e unidocência: pesquisas, narrativas e modos de ser do professor de referência. Porto Alegre: Sulina, 2017. p. 55-76.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

OLIVEIRA, Valeska Fortes de et al. Dispositivo de formação: vivências no espaço grupal. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 134-147, jan./jun. 2010.

PACHECO, Eduardo Guedes. Educação Musical na educação infantil: uma investigação-ação na formação e nas práticas das professoras. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005.

PEREIRA, Joana Lopes. Construindo trajetórias de trabalho na educação infantil: perspectivas de professores(as) de música da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

REINICKE, Priscila Kuhn Scherdien; TOMAZI, Ana Carla Simonetti Rossato & BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. Professoras, educação musical e unidocência: entrelaçamentos na pesquisa-formação. In: VIII Congresso Internacional de Educação, (8.), 2019, Santa Maria. Anais... Santa Maria, 2019. p. 1-11.

SOUZA, Daniel Torri. A formação [vocal] do sujeito [contratenor]. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.

SOUZA, Elizeu Clementino de. A vida com as histórias de vida: apontamentos sobre pesquisa e formação. In: EGGERT, Edla (org.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores: livro 1. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2008. p. 135-154.

SOUZA, Elizeu Clementino de. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto) biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentido. Revista Educação, Santa Maria, v. 39, n. 1, p. 39-50, jan./abr. 2014.

SPECHT, Ana Claudia. O ensino do canto segundo uma abordagem construtivista: investigação com professoras de educação infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

TOMAZI, Ana Carla Simonetti Rossato. Educação musical em pesquisa-formação: a voz cantada e falada de professoras da Educação Infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.

WERLE, Kelly. As músicas das culturas da infância: discutindo sobre o protagonismo infantil na escola. In: BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. Educação Musical e Unidocência: pesquisas, narrativas e modos de ser do professor de referência. Porto Alegre, Editora Sulina, 2017, p. 239-256.

Published

2021-09-24

How to Cite

Tomazi, A. C. S. R., & Bellochio, C. R. (2021). A voz cantada e falada: uma pesquisa-formação com professoras da educação infantil. Retratos Da Escola, 15(32), 565–580. https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1288