Políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos: entre o ideal e o real

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1245

Keywords:

Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Políticas Públicas de EJA. Garantia de direitos.

Abstract

O presente artigo analisa as políticas públicas destinadas à Educação de Jovens, Adultos e Idosos – EJA, a partir de investigação realizada no Programa de Pós Graduação de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos MPEJA – UNEB. Teve-se como problemática desenvolver, em colaboração com estudantes egressos/as dos programas de alfabetização e outros/as colaboradores/as, ações que contribuíssem com a implantação da EJA no município de Souto Soares- BA, visando assegurar a continuidade dos estudos. Empregou-se uma abordagem qualitativa no estudo, tendo como base teórica-metodológica a pesquisa colaborativa. Como considerações, ressalta-se que a falta de articulação e colaboração efetiva entre os sistemas de ensino estaduais e municipais e as iniciativas das organizações sociais representa um obstáculo à permanência e progressão escolar e que, mesmo diante da privação de direitos, os sujeitos da EJA utilizam estratégias e táticas para enfrentar os contínuos e constantes mecanismos que negam seus direitos.

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Author Biographies

Sonia Vieira de Souza Bispo, Professora da Rede Municipal de Iraquara-BA e Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Souto Soares-BA.

Mestre em Educação e Políticas públicas- MPEJA/UNEB. Especialista em Psicopedagogia Clínica, Hospitalar e Educacional 

Edite Maria da Silva de Faria, Professora da Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Doutora em educação e Contemporaneidade

Elisete Enir Bernardi Garcia, Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Departamento interdisciplinar. 

Doutora em educação 

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Published

2021-09-24

How to Cite

Bispo, S. V. de S., de Faria, E. M. da S., & Garcia, E. E. B. (2021). Políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos: entre o ideal e o real. Retratos Da Escola, 15(32), 305–320. https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1245

Issue

Section

Educação de Jovens e Adultos: políticas, pesquisa e práticas educativas