Um olhar sobre o letramento sob a abordagem High/Scope

Autores

  • Kariny Louizy Amorim-Vanderlei Universidade Federal de Alagoas
  • Thainy Kléia Lira Universidade Federal de Alagoas
  • Martha Maria Minervino Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v12i23.867

Palavras-chave:

Aprendizagem ativa. Educação infantil. Letramento.

Resumo

Este artigo destina-se à descrição e reflexão sobre uma experiência em educação infantil realizada em uma instituição pública de ensino de Alagoas. Tomando por base a abordagem educacional americana High/Scope no estudo, será tematizada a articulação entre elementos desta abordagem e os processos de letramento. Partindo- -se de uma concepção de aprendizagem pela ação – foco do currículo High/Scope – é proposta uma análise do ‘brincar de faz-de-conta’ dentro da perspectiva do letramento, apontando-se assim as contribuições deste entrelaçamento para o desenvolvimento da linguagem na criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kariny Louizy Amorim-Vanderlei, Universidade Federal de Alagoas

Mestre e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Professora Assistente do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca.

Thainy Kléia Lira, Universidade Federal de Alagoas

Pedagoga e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas.

Martha Maria Minervino, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Professora Adjunta do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca.

Downloads

Publicado

2018-11-13

Como Citar

Amorim-Vanderlei, K. L., Lira, T. K., & Minervino, M. M. (2018). Um olhar sobre o letramento sob a abordagem High/Scope. Retratos Da Escola, 12(23), 391–408. https://doi.org/10.22420/rde.v12i23.867