A mulher como professora primária: um desafio profissional na Primeira República

Autores

  • Alberto Damasceno Universidade Federal do Pará http://orcid.org/0000-0003-1620-6735
  • Emina Santos Universidade Federal do Pará
  • Monika Reschke Universidade Federal do Pará
  • Suellem Martins Pantoja Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v12i24.853

Palavras-chave:

Primeira República. Mulher. Instrução pública. Magistério.

Resumo

O artigo esboça, em linhas gerais, as mudanças no contexto da Primeira República no estado do Pará, em relação à compreensão da função da mulher em termos de sua profissionalização, sobretudo  no campo do magistério na escola primária. Com base em obras mais atuais e em documentos do período, analisamos o processo de inserção da mulher como profissional, inicialmente na função do magistério primário, para, a partir de então, alcançar outros cargos e funções, como o de diretora de grupo escolar.

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Biografia do Autor

Alberto Damasceno, Universidade Federal do Pará

Arquiteto pela UFPA, Especialista em Educação e Problemas Regionais pela UFPA, Mestre em Educação Escolar Brasileira pela UFG, Doutor em Educação pela PUC/SP. Professor Titular da Faculdade de Educação do Instituto de Ciências da Educação da UFPA. Professor do Programa de Pós Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica da UFPA. Pesquisador em História da Educação e Planejamento Educacional.

Emina Santos, Universidade Federal do Pará

Doutora em Ciências Sócio Ambientais pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação (currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Direito do Trabalho pela Universidade Estácio de Sá. Possui graduação em Pedagogia pela UFPA e em Direito pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Atualmente é professora Titular do Instituto de Ciências da Educação (ICED), com disciplinas ligadas a Educação em Direitos Humanos, Gestão Educacional, Legislação Educacional e Política Educacional. Foi coordenadora do projeto PAR que auxilia os municípios dos estados do Pará na elaboração, monitoramento e acompanhamento dos Planos de Ações Articuladas- PAR e coordena o Grupo de estudos em Educação em Direitos Humanos - GEEDH vinculado ao Programa de pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB), além de ser associada da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE).

Monika Reschke, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2004) e graduação em Direito pela Universidade da Amazônia (2011). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade do Estado do Pará (2006) e em Gestão Escola pela Universidade Federal do Estado do Pará (2015). Doutoranda em Ciências Sociais e Jurídicas pela Universidad Del Museo Argentino. Servidora pública efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua ? SEMED/PA. Exerce o cargo de professora de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental desde 2006. Exerceu a função de professora do Projeto Vamos Ler, Pra Valer! da SEMED/PA de 2007-2008. Exerceu a função de coordenadora pedagógica na SEMED/PA, participando da coordenação do Projeto Letramento da Secretaria de Educação no período de 2008-2009. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino. Servidora pública efetiva da Secretaria de Estado de Educação ? SEDUC/PA. Exerceu a função de técnica em educação da Escola Estadual Benjamin Constant no período de 2008-2012. Atualmente, exerce a função de vice diretora na Escola Estadual Benjamin Constant. Membro do Laboratório de Planejamento da Educação Municipal (LAPEM-UFPA)

Suellem Martins Pantoja, Universidade Federal do Pará

Graduada em Pedagogia na Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente desenvolve suas atividades no Grupo de Estudos em Educação no Pará na Primeira República (GEPRE), no qual atua como bolsista de Iniciação Científica - PIBIC/UFPA.

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Publicado

2019-02-01

Como Citar

Damasceno, A., Santos, E., Reschke, M., & Pantoja, S. M. (2019). A mulher como professora primária: um desafio profissional na Primeira República. Retratos Da Escola, 12(24), 569–584. https://doi.org/10.22420/rde.v12i24.853