Violências nas escolas: uma rotina normativa

Autores

  • Marcos Antônio Paz Silveira IFAM - Instituto Federal do Amazonas http://orcid.org/0000-0001-5431-6893
  • Antônio Carlos do Nascimento Osório UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v12i23.838

Palavras-chave:

Violências. Discursos normativos. Escolas.

Resumo

Nas escolas públicas ou privadas, em municípios de grande ou pequena densidade populacional, independentemente das condições econômicas, sociais e culturais, existem questões pertinentes às violências, pauta de discussões nas práticas pedagógicas. O objetivo é analisar ações e processos discursivos decorrentes de violências, a partir do olhar dos trabalhadores em educação e compreender como a escola tem determinado novas e expressivas configurações de violências em sua rotina para a justificação social.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antônio Paz Silveira, IFAM - Instituto Federal do Amazonas

Graduado em Educação Física (ESEFA/1996), tem especialização em Fisiologia do Exercício (FMU/1999) e com a dissertação denominada "(In)Disciplina e as Relações de Poder" obteve o título de Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/2005). Ao desenvolver o relatório de tese “Violências nas Escolas de MS: Arqueologias dos discursos dos trabalhadores em educação” pesquisa vinculada à Linha de Pesquisa "Educação e Trabalho" e ao Grupo de Pesquisa e Investigação Acadêmica nos Referenciais Foucaultianos/GEIARF do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMS, obteve o título de Doutor em Educação (UFMS/2013). Professor do Instituto Federal do Amazonas/IFAM.  Principais temas de estudo: Indisciplina, Relações de Poder e Violências na Escola. 

Antônio Carlos do Nascimento Osório, UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Professor Associado IV dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Pesquisador da Linha de Pesquisa “Educação e Trabalho” e Coordenador dos Grupos de Estudos/CNPq: Grupo de Estudo e Investigações Acadêmicas nos Referenciais Foucaultianos (GEIARF) e Educação, Trabalho e Formação Profissional.

Downloads

Publicado

2018-11-13

Como Citar

Silveira, M. A. P., & Osório, A. C. do N. (2018). Violências nas escolas: uma rotina normativa. Retratos Da Escola, 12(23), 347–358. https://doi.org/10.22420/rde.v12i23.838