O Novo rumo da formação docente em Bolívia. Um movimento diferente?

Autores

  • Jaqueline Marcela Villafuerte Bittencourt UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • Maria Luz Mardesich Pérez Universidade Católica Boliviana - Regional Cochabamba – UCBCBA

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v11i21.799

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar sujeitos e descrever fatores no processo de mudança estrutural na educação boliviana, a partir da “Refundação do Estado”, instituída mediante a promulgação da Constituição 2009. Nesse processo, houve um movimento de enfatizar o público em detrimento do privado, diferente de outros países na América Latina. Utilizamos a história e a organização da formação docente como fio condutor analítico da revolução cultural que se pretende instaurar na Bolívia, a partir do modelo sócio-produtivo instituído pela Lei da Educação de 2010.

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Biografia do Autor

Jaqueline Marcela Villafuerte Bittencourt, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Doutora em Educação, atualmente professora do curso de Administração Pública e Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Maria Luz Mardesich Pérez, Universidade Católica Boliviana - Regional Cochabamba – UCBCBA

Mestre em Formación docente e Innovación educativa. Investigadora y Docente de Programas de Pre y Postgrado en diferentes instituciones
universitarias. Profesora de Filosofía, Psicología y Orientación. Licenciada en
Administración Escolar. Máster en Formación Docente e Innovación Educativa.
Doctorante en Ciencias y Humanidades.

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Publicado

2018-05-18

Como Citar

Bittencourt, J. M. V., & Mardesich Pérez, M. L. (2018). O Novo rumo da formação docente em Bolívia. Um movimento diferente?. Retratos Da Escola, 11(21), 483–500. https://doi.org/10.22420/rde.v11i21.799

Edição

Seção

Privatização da e na educação: projetos societários em disputa