Relações de gênero no ensino de sociologia do IFSul

Autores

  • Andréia Orsato IFSul
  • Márcia Ondina Vieira Ferreira PPGE/FaE - UFPel

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v12i22.781

Palavras-chave:

Relações sociais de gênero. Ensino de sociologia. Currículo. IFSul.

Resumo

O texto trata do debate acerca das relações sociais de gênero no ensino de sociologia no IFSul, destacando o espaço destinado ao tema nos currículos e as metodologias empregadas pelos docentes ao abordá-lo. A partir de análise documental (grades curriculares e programas da disciplina) e de respostas a questionários aplicados aos professores podemos afirmar que o debate se centra na questão da mulher e está presente de forma transversal ou com espaço específico em grande parte dos programas, além de que diversas estratégias de ensino são utilizadas em sua abordagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Orsato, IFSul

Doutora em Ciência Política pela UFRGS. Desde 2009 está vinculada ao IFSul, atuando como docente no ensino médio e superior e, como pesquisadora na área das Ciências Sociais e Educação. Além disso, realiza estágio pós-doutoral no PPGE-FaE/UFPel.

Márcia Ondina Vieira Ferreira, PPGE/FaE - UFPel

Doutora em Sociologia pela Universidade de Salamanca, Espanha e pós-doutora pela Faculdad Latinoamericana de Ciencias Sociales, FLACSO, Argentina. É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação - FaE/UFPel, bolsista em produtividade 2 e membro do comitê assessor da área de Educação do CNPq. Tem pesquisado temas relativos à educação e relações de gênero.

Downloads

Publicado

2018-08-08

Como Citar

Orsato, A., & Ferreira, M. O. V. (2018). Relações de gênero no ensino de sociologia do IFSul. Retratos Da Escola, 12(22), 87–99. https://doi.org/10.22420/rde.v12i22.781

Edição

Seção

Espaço Aberto