Relações de gênero no ensino de sociologia do IFSul

Autori

  • Andréia Orsato IFSul
  • Márcia Ondina Vieira Ferreira PPGE/FaE - UFPel

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v12i22.781

Parole chiave:

Relações sociais de gênero. Ensino de sociologia. Currículo. IFSul.

Abstract

O texto trata do debate acerca das relações sociais de gênero no ensino de sociologia no IFSul, destacando o espaço destinado ao tema nos currículos e as metodologias empregadas pelos docentes ao abordá-lo. A partir de análise documental (grades curriculares e programas da disciplina) e de respostas a questionários aplicados aos professores podemos afirmar que o debate se centra na questão da mulher e está presente de forma transversal ou com espaço específico em grande parte dos programas, além de que diversas estratégias de ensino são utilizadas em sua abordagem.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Andréia Orsato, IFSul

Doutora em Ciência Política pela UFRGS. Desde 2009 está vinculada ao IFSul, atuando como docente no ensino médio e superior e, como pesquisadora na área das Ciências Sociais e Educação. Além disso, realiza estágio pós-doutoral no PPGE-FaE/UFPel.

Márcia Ondina Vieira Ferreira, PPGE/FaE - UFPel

Doutora em Sociologia pela Universidade de Salamanca, Espanha e pós-doutora pela Faculdad Latinoamericana de Ciencias Sociales, FLACSO, Argentina. É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação - FaE/UFPel, bolsista em produtividade 2 e membro do comitê assessor da área de Educação do CNPq. Tem pesquisado temas relativos à educação e relações de gênero.

Pubblicato

2018-08-08

Come citare

Orsato, A., & Ferreira, M. O. V. (2018). Relações de gênero no ensino de sociologia do IFSul. Retratos Da Escola, 12(22), 87–99. https://doi.org/10.22420/rde.v12i22.781

Fascicolo

Sezione

Espaço Aberto