Encontro com meninos Infâncias como potência

Autores

  • Virgínia Louzada Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Andréa Ribeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.674

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre a potência infantil, a partir da observação de duas crianças consideradas especiais numa creche escola situada à Zona Norte do Rio de Janeiro. O encontro com elas permitiu às autoras do texto desconstruir conceitos preestabelecidos sobre infância, aprendizagem, educação e escola. A discussão privilegia a educação inclusiva e a avaliação. O artigo defende a necessidade de se enxergar as crianças de modo afirmativo, por sua potência, e a importância da reflexão constante dos educadores sobre a prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virgínia Louzada, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Uerj, lotada no Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino. Pesquisadora da área de educação, com ênfase em avaliação da aprendizagem.

 

Andréa Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora, contadora de histórias, estudante de Pedagogia (com ênfase em educação infantil).

Downloads

Publicado

2017-08-09

Como Citar

Louzada, V., & Ribeiro, A. (2017). Encontro com meninos Infâncias como potência. Retratos Da Escola, 11(20), 323–335. https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.674

Edição

Seção

Relato de Experiência