A ruptura de um Projeto Político Pedagógico na periferia das periferias

Autores

  • Maria Cristina Schefer Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Gelsa Knijnik Universidade do Vale do Rio dos Sinos- Unisinos- RS

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.628

Resumo

O projeto político pedagógico (PPP) é um dos documentos representativos da gestão Democrática na escola. Nele constam as proposições das comunidades escolares que podem dar singularidade ao processo educativo. Este estudo, de tipo etnográfico, que teve como base a legislação nacional e as contribuições de Bauman, evidencia o impedimento da gestão de um PPP, em vista de um “ato administrativo de costume”: o banimento de profissionais da educação de escolas centrais para uma escola da periferia das periferias.

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Biografia do Autor

Maria Cristina Schefer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Dra. em Educação, Mestra em Letras e Cultura Regional, Especialista em Alfabetização e Gestão Democrática, Graduada em Pedagogia/ Educação Pré-escolar.

Atua como Pedagoga/Supervisão escolar no Instituto Federal de Educação CIência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/ campus Osório.

Gelsa Knijnik, Universidade do Vale do Rio dos Sinos- Unisinos- RS

Licenciatura em Matemática (UFRGS, 1970), Mestrado em Matemática (UFRGS, 1979) e Doutorado em Educação (UFRGS, 1995), tendo realizado estágio de pós-doutoramento na Universidad Complutense de Madrid (2002) e estágio-senior na Aalborg University (2012). É professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

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Publicado

2017-08-09

Como Citar

Schefer, M. C., & Knijnik, G. (2017). A ruptura de um Projeto Político Pedagógico na periferia das periferias. Retratos Da Escola, 11(20), 177–188. https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.628