Argumentos do Banco Mundial sobre a crise de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v16i35.1499

Palavras-chave:

Educação, Banco Mundial, Crise de aprendizagem

Resumo

Este artigo trata dos argumentos do Banco Mundial – BM para justificar a denominada crise de aprendizagem: entre 1980 e 1990, a baixa escolaridade e a falta de capital humano explicavam a pobreza; com a atual expansão da oferta escolar, a condição econômica dos países seria gerada pela crise de aprendizagem na escola. Discute-se, então, como a noção de crise de aprendizagem anunciada pelo BM (2018) sustenta a ressignificação e a intensificação das recentes reformas educacionais brasileiras. Para isso, adotou-se a abordagem qualitativa, com pesquisa nos documentos do BM sobre essa crise, e a pesquisa bibliográfica para interlocução com esses dados. Como principais resultados, tem-se continuidade e aprofundamento do gerencialismo nas atuais reformas educacionais, centralizando a responsabilidade pela crise na escola, em professores/as e no desempenho de estudantes. O BM ressignifica os termos para intensificar o projeto de educação dos anos de 1990.

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Biografia do Autor

Dhyovana Guerra, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social.

Amanda Melchiotti Gonçalves , Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social.

Simone Sandri, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social.

Ireni Marilene Zago Figueiredo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social.

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Publicado

2022-09-15

Como Citar

Guerra, D., Gonçalves , A. M., Sandri, S., & Figueiredo, I. M. Z. (2022). Argumentos do Banco Mundial sobre a crise de aprendizagem. Retratos Da Escola, 16(35). https://doi.org/10.22420/rde.v16i35.1499