Medidas disciplinadoras na Educação Física em diferentes níveis de ensino de Belo Horizonte

Autores

  • Giselle Foureaux Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Cristina Carvalho de Melo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Franco Noce Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.558

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar a eficácia das medidas disciplinadoras utilizadas por professores durante aulas de Educação Física. Os resultados mostraram que as medidas disciplinadoras mais eficazes foram “reforçar positivamente o aluno”, “dialogar com o aluno”, “organizar as aulas” e “estabelecer metas”. As medidas menos eficazes foram: “punir com atividade física” e “ser indiferente ao aluno indisciplinado”. Conclui-se que a eficácia das medidas disciplinadoras e o estilo ideal de liderança estão relacionados com a maturidade do grupo e a experiência dos professores.

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Biografia do Autor

Giselle Foureaux, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Biologia Celular, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Departamento de Morfologia, Instituto de Ciências Biológicas, Av. Antônio Carlos 6627, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. CEP: 31.270-901

Cristina Carvalho de Melo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestranda em Estudos do Lazer, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Departamento de Esporte, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, integrante dos grupos de estudo GESPEL e ORICOLÉ. Av. Antônio Carlos 6627, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. CEP: 31.270-901

Franco Noce, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Psicobiologia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Departamento de Esporte, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Av. Antônio Carlos 6627, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. CEP: 31.270-901

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Publicado

2017-08-09

Como Citar

Foureaux, G., Melo, C. C. de, & Noce, F. (2017). Medidas disciplinadoras na Educação Física em diferentes níveis de ensino de Belo Horizonte. Retratos Da Escola, 11(20), 249–263. https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.558