Formação de docentes indígenas

licenciatura em Educação Especial Inclusiva Intercultural – novos olhares, novas perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v19i43.2417

Palavras-chave:

Políticaspráticas, Licenciatura em Educação Especial Inclusiva Intercultural, Indígenas, Parfor

Resumo

O artigo apresenta as políticaspráticas educacionais de formação de docentes indígenas na Licenciatura em Educação Especial Inclusiva Intercultural – LEEII/Parfor Equidade em Roraima, buscando visibilizá-lo como política de formação de professores/as indígenas para as práticas inclusivas, considerando tensões, desafios e perspectivas vivenciadas no Ensino Superior Indígena. Assumo como epistemologia os estudos nosdoscom cotidianos que pautam as políticaspráticas educacionais do currículo e as narrativas dos programas de formação inicial do Parfor Equidade do Instituto Insikiran de Ensino Superior Indígena na Universidade Federal de Roraima. A pesquisa narrativa dos marcos teóricos e normativos das políticas nacionais de docentes indígenas frente às práticas pedagógicas interculturais e inclusivas balizam a metodologia. A LEEII concebe a formação docente atendendo às diferenças da/na escola indígena, respeitando e valorizando preceitos, especificidades étnicas, culturais, sociais, cosmológicas e linguísticas, elementos que constituem sua identidade.

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Biografia do Autor

Catarina Janira Padilha, Secretaria de Estado de Educação e Desporto de Roraima e Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Boa Vista

Doutora em Educação. Professora do Atendimento Educacional Especializado e às Salas de Recursos Multifuncionais na Secretaria de Estado de Educação e Desporto de Roraima e na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Boa Vista. Coordenadora Local do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Equidade no Instituto Insikiran na Universidade Federal de Roraima e Formadora Ação Saberes Indígenas (IFRR/UFRR/SECADI-MEC).

Inês Barbosa de Oliveira, Universidade Estácio de Sá

Doutora em Ciências e Teorias da Educação. Professora no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Estácio de Sá e professora titular aposentada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2025-06-03

Como Citar

Padilha, C. J., & Oliveira, I. B. de. (2025). Formação de docentes indígenas: licenciatura em Educação Especial Inclusiva Intercultural – novos olhares, novas perspectivas. Retratos Da Escola, 19(43), 71–90. https://doi.org/10.22420/rde.v19i43.2417

Edição

Seção

Formação e trabalho de Docentes Indígenas