Bilinguismo e interculturalidades

desafios da formação de docentes indígenas na Universidade do Estado do Amazonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v19i43.2414

Palavras-chave:

Formação, Professores/as indígenas, Bilinguismo, Interculturalidade

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre a formação de professores/as indígenas a partir do bilinguismo e da interculturalidade. Apresenta os cursos de formação no contexto da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, destacando a experiência de práticas bilíngues de uma turma do curso de Pedagogia Intercultural, ofertado na cidade de Manaus. As reflexões propostas baseiam-se em postulados da interculturalidade de Ytanajé Cardoso; em documentos oficiais que regulamentam a formação de professores/as indígenas; em Terezinha Maher, Jeiviane Justiniano, Célia Bettiol e Adria Souza; Pierre Bourdieu; e nos comportamentos linguísticos definidos por Kristine Stenzel e Nicholas Williams. Os resultados mostram as possibilidades e os desafios dessa formação, bem como a necessidade de currículos que atendam às especificidades dos/das docentes indígenas do Amazonas, com práticas interculturais e bilíngues demandadas por eles/elas e para eles/elas.

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Biografia do Autor

Jeiviane Justiniano da Silva, Universidade do Estado do Amazonas

Doutorado em Antropologia Social. Professora no curso de Letras e no Núcleo Docente Estruturante do curso de Pedagogia Intercultural na Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Integra o Núcleo de Educação Escolar Indígena da Escola Normal Superior da UEA. Coordena o Curso Licenciatura Intercultural Indígena da UEA, polo Parintins/AM.

Celia Aparecida Bettiol, Universidade do Estado do Amazonas

Doutorado em Educação. Docente na graduação, no Programa de Pós-graduação em Educação e no Núcleo Docente Estruturante do curso de Pedagogia Intercultural na Universidade do Estado do Amazonas. Coordenadora do curso de Pedagogia Intercultural Indígena. Vinculada ao grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar Indígena e Etnografia.

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UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia Intercultural Indígena Alto Solimões. 2018.

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Publicado

2025-06-03

Como Citar

Silva, J. J. da, & Bettiol, C. A. (2025). Bilinguismo e interculturalidades: desafios da formação de docentes indígenas na Universidade do Estado do Amazonas. Retratos Da Escola, 19(43), 39–50. https://doi.org/10.22420/rde.v19i43.2414

Edição

Seção

Formação e trabalho de Docentes Indígenas