O novo Plano Nacional de Educação

tensões e resistências

Autores

Palavras-chave:

Plano Nacional de Educação

Resumo

O dossiê O novo Plano Nacional de Educação: tensões e resistências, organizado por Luiz Fernandes Dourado, Walisson Araújo e Leda Scheibe, pretende abordar os desafios para a proposição e a materialização do Plano Nacional de Educação – PNE, entendido como epicentro das políticas de Estado para a educação (DOURADO, 2017; CONAE, 2024). Nessa direção, estimulou-se a apresentação de estudos, análises e avaliações problematizando o atual PNE, incluindo a sua secundarização no âmbito das políticas educacionais, bem como as concepções e proposições atinentes à Conae 2024.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Fernandes Dourado , Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação. Professor titular emérito da Universidade Federal de Goiás. Presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação – Anpae e membro titular do Fórum Nacional de Educação – FNE.

Walisson Mauricio de Pinho Araujo, Ministério da Educação

Mestre em Educação. Atualmente é secretário executivo do Fórum Nacional Popular de Educação, assessor legislativo da senadora Teresa Leitão e membro suplente do Fórum Nacional de Educação.

Leda Scheibe, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação. Professora emérita da Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CONAE. Documento final da Conae 2024. Plano Nacional de Educação (2024-2034): política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável. FNE, 2024. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/13vmP2rdmtZje0GtiCMqHHLOv8n4DrAkz/view>. Acesso em: 15 jun. 2024.

DOURADO, Luiz Fernandes. Plano Nacional de Educação: o epicentro das políticas de Estado para a educação brasileira. Goiânia: Imprensa Universitária/Anpae, 2017.

Downloads

Publicado

2024-09-05

Como Citar

Dourado , L. F., Araujo, W. M. de P., & Scheibe, L. (2024). O novo Plano Nacional de Educação: tensões e resistências. Retratos Da Escola, 18(41). Recuperado de https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/2266

Edição

Seção

O novo Plano Nacional de Educação 2024/2034: tensões e resistências