O novo Plano Nacional de Educação

Parole chiave:

Plano Nacional de Educação

Abstract

O dossiê O novo Plano Nacional de Educação: tensões e resistências, organizado por Luiz Fernandes Dourado, Walisson Araújo e Leda Scheibe, pretende abordar os desafios para a proposição e a materialização do Plano Nacional de Educação – PNE, entendido como epicentro das políticas de Estado para a educação (DOURADO, 2017; CONAE, 2024). Nessa direção, estimulou-se a apresentação de estudos, análises e avaliações problematizando o atual PNE, incluindo a sua secundarização no âmbito das políticas educacionais, bem como as concepções e proposições atinentes à Conae 2024.

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Luiz Fernandes Dourado , Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação. Professor titular emérito da Universidade Federal de Goiás. Presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação – Anpae e membro titular do Fórum Nacional de Educação – FNE.

Walisson Mauricio de Pinho Araujo, Ministério da Educação

Mestre em Educação. Atualmente é secretário executivo do Fórum Nacional Popular de Educação, assessor legislativo da senadora Teresa Leitão e membro suplente do Fórum Nacional de Educação.

Leda Scheibe, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação. Professora emérita da Universidade Federal de Santa Catarina.

Riferimenti bibliografici

CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CONAE. Documento final da Conae 2024. Plano Nacional de Educação (2024-2034): política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável. FNE, 2024. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/13vmP2rdmtZje0GtiCMqHHLOv8n4DrAkz/view>. Acesso em: 15 jun. 2024.

DOURADO, Luiz Fernandes. Plano Nacional de Educação: o epicentro das políticas de Estado para a educação brasileira. Goiânia: Imprensa Universitária/Anpae, 2017.

2024-09-05

Come citare

Dourado , L. F., Araujo, W. M. de P., & Scheibe, L. (2024). O novo Plano Nacional de Educação: tensões e resistências. Retratos Da Escola, 18(41). Recuperato da https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/2266

Fascicolo