Avanço da agenda antitrans na Educação

atuação de novos/as conservadores/as na Câmara dos Deputados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v18i42.2244

Palavras-chave:

Conservadorismo, Legislação, Gênero, Transgeneridade

Resumo

Este artigo objetiva identificar e analisar argumentos apresentados em projetos de lei na Câmara dos Deputados que buscam restringir direitos das pessoas trans e travestis no Brasil no campo educacional. No total, foram encontrados 47 projetos de lei abordando: i) críticas à linguagem neutra, ii) oposição à implementação de banheiros unissex e iii) proteção dos valores familiares e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, supostamente violados com o ensino da diversidade de gênero e sexualidade nas escolas. Também há a defesa da primazia da família sobre a escola e o Estado no que concerne a educação. Essas abordagens baseiam-se em pânicos morais, preconceitos, buscando sufocar pensamento crítico, tolerância e transformando escolas em instituições inflexíveis, destinadas à formação de alunos/as sem autonomia intelectual nem contato com a diversidade, mantendo as normas de gênero e sexualidade.

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Biografia do Autor

Sara Gomes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Bacharel em Ciências Sociais. Membra do Diversias – Grupo de Estudos em Diversidade, Educação e Controvérsias (PUC-Rio/CNPq).

Pedro Teixeira , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutor em Ciências Humanas: Educação. Professor do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e coordenador do Diversias – Grupo de Estudos em Diversidade, Educação e Controvérsias (PUC-Rio/CNPq).

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

Gomes, S., & Teixeira , P. (2024). Avanço da agenda antitrans na Educação: atuação de novos/as conservadores/as na Câmara dos Deputados. Retratos Da Escola, 18(42). https://doi.org/10.22420/rde.v18i42.2244

Edição

Seção

Conservadorismos na educação básica