Consciência histórica e redes sociais

ditadura civil-militar brasileira e o ensino de História no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v18i42.2236

Palavras-chave:

Consciência Histórica., Redes Sociais, Ditadura Civil-Militar, Ensino de História

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a influência das redes sociais na formação da consciência histórica de estudantes do Ensino Médio, através de publicações no Facebook sobre o período da ditadura civil-militar no Brasil. A problemática integra os desafios do ensino de História perante as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs, visto que a História aparece como produto midiático cujas narrativas também influenciam na aprendizagem, juntamente com a escola. A formação da consciência histórica, segundo Jörn Rüsen, é quando a História se materializa e o passado é entendido como histórico, resultando em orientações temporais que provocam ações na vida prática de indivíduos/as. Os resultados aqui obtidos evidenciam que as redes sociais possuem capacidade de interferência na formação da consciência histórica de estudantes, com predominância da dimensão estética nos critérios de avaliação dos conteúdos retirados do Facebook, o que exerce papel fundamental no pensamento histórico.

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Biografia do Autor

Naiara Isabela Matias, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Mestra em Educação Tecnológica. Professora de História na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

Maria Betânia Leal Pereira, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Mestra em Educação Tecnológica. Professora de História na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

Anderson Claytom Ferreira Brettas, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Triângulo Mineiro

Doutor em Educação, professor no Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica, professor
permanente no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional e nos cursos de formação de professores/as (Química e Ciências Biológicas) do Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

Matias, N. I., Pereira, M. B. L., & Brettas, A. C. F. (2024). Consciência histórica e redes sociais: ditadura civil-militar brasileira e o ensino de História no Ensino Médio. Retratos Da Escola, 18(42). https://doi.org/10.22420/rde.v18i42.2236

Edição

Seção

Conservadorismos na educação básica