Experiência de uma gestora

combate ao conservadorismo na formação para profissionais da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v18i42.2223

Palavras-chave:

Conservadorismo, Direitos Humanos, Educação Democrática

Resumo

Este texto é o relato de experiência de uma gestora que, em tempos de ascensão dos conservadorismos no Brasil, idealizou e organizou uma formação para profissionais da educação com foco no combate ao preconceito, ressignificando o papel da escola na formação de sujeitos/as, possibilitando a tessitura de narrativas e práticas balizadas por direitos humanos e princípios democráticos. A formação foi oferecida no Seminário Diferenças e Inclusãocaminhos para uma educação democrática e emancipatória, em 2021 e 2022, on-line e presencial, tendo como público-alvo gestores/as escolares, orientadores/as educacionais e demais profissionais da rede. Os resultados indicam a importância dos espaços de diálogo e informação para profissionais educacionais, promovendo formações que combatam exclusão, discriminação e preconceito, dentro e fora das escolas. O Seminário se configurou como prática de resistência às estruturas conservadoras, defendendo a educação democrática e emancipatória.

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Biografia do Autor

Priscila Vasconcellos Braga, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, Processos Formativos e Desigualdades Sociais na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

Braga, P. V. (2024). Experiência de uma gestora: combate ao conservadorismo na formação para profissionais da educação. Retratos Da Escola, 18(42). https://doi.org/10.22420/rde.v18i42.2223

Edição

Seção

Relato de Experiência