“Eu quis a escola e a escola não me quis’’

relato de experiência a partir de rodas de conversa sobre gênero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v18i42.2219

Palavras-chave:

Rodas de Conversa, Questões de Gênero, Conservadorismo

Resumo

Este é um relato de experiência de rodas de conversa sobre questões de gênero realizadas em uma universidade pública do Rio de Janeiro, na Baixada Fluminense (2023). A pesquisa analisa como o conservadorismo da sociedade brasileira interfere nas escolas quanto às questões de diversidade de gênero; é de natureza qualitativa, baseia-se nas transcrições das atividades, utilizando análise do conteúdo temático após leituras exploratórias do corpus da pesquisa. Seus eixos temáticos são: preconceito, questões de gênero na escola, dificuldades de professores/as e relação família-escola. Segundo docentes, as crianças têm trazido mais precocemente questões de gênero para a sala de aula, o que tem gerado tensões entre famílias e escolas. Em muitos casos, familiares e responsáveis esperam que docentes adotem postura conservadora, da heteronormatividade ou que se abstenham de abordar o tema, fazendo com que alguns/umas professores/as hesitem em fazê-lo por conta de tensões e pressões.

 

 

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Biografia do Autor

Wania Gonzalez, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação e Professora Associada da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

Gonzalez, W. (2024). “Eu quis a escola e a escola não me quis’’: relato de experiência a partir de rodas de conversa sobre gênero. Retratos Da Escola, 18(42). https://doi.org/10.22420/rde.v18i42.2219

Edição

Seção

Relato de Experiência