Gestão democrática
análise do Documento Final da Conae 2024 e da meta 19 do Plano Nacional de Educação (2014 – 2024)
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v18i41.2177Palavras-chave:
Gestão democrática, Conferência Nacional de Educação., Plano Nacional de Educação.Resumo
Este texto aborda o princípio da gestão democrática no Eixo IV do Documento Final da Conferência Nacional de Educação – CONAE 2024 e no atual Plano Nacional de Educação – PNE (2014 – 2024), em particular a meta 19, que trata do tema. Traz igualmente dados sobre as formas de provimento ao cargo de diretor/a escolar do Censo Escolar (2023), com vistas a provocar uma discussão que desvele as aproximações, as divergências e os limites das bases teóricas e conceituais da ideia de gestão democrática, qualidade e avaliação da educação que estão postas nesses documentos, tendo por objetivo central oferecer subsídios e elementos basilares acerca da gestão democrática que devem estar presentes no novo PNE 2024 – 2034.
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