Alfabetização e o/a segundo/a professor/a de turma

(im)possibilidades do planejamento docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v19i43.2137

Palavras-chave:

Alfabetização, Educação Especial, Segundo Professor de Turma

Resumo

Este artigo analisa a figura do/da Segundo/a Professor/a de Turma na alfabetização de estudantes do Ensino Fundamental em escolas estaduais catarinenses. Buscou-se responder a problemática: o que dizem as pesquisas catarinenses sobre a figura do/da segundo/a professor/a no processo de alfabetização de estudantes do Ensino Fundamental? Utilizou-se o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, com aplicação de critérios de inclusão e exclusão, dos quais emergiram categorias de análise, realizada à luz da teoria histórico-cultural e do materialismo dialético. Os dados apontam que a presença do/a segundo/a professor/a de turma nas escolas estaduais representa um avanço significativo. Entretanto, as pesquisas revelam desafios no planejamento colaborativo entre professores/as regentes e segundos/as professores/as, pela falta de hora-atividade, dificultando a docência compartilhada e destacando a necessidade de mudanças nas políticas educacionais. As pesquisas concordam que o simples acesso à escola não é suficiente. É necessário garantir apropriação dos conhecimentos.

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Biografia do Autor

Karine Madalena Martins, Secretaria de Estado de Educação de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. Professora de Anos Iniciais na Secretaria de Estado de Educação de Santa Catarina.

Aline Madalena Martins, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. Professora de História na Fundação Municipal de Educação de Tubarão – SC.

Maria Sirlene Pereira Schlickmann, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina.

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Publicado

2025-06-03

Como Citar

Martins, K. M., Martins, A. M., & Schlickmann, M. S. P. (2025). Alfabetização e o/a segundo/a professor/a de turma: (im)possibilidades do planejamento docente. Retratos Da Escola, 19(43), 281–300. https://doi.org/10.22420/rde.v19i43.2137