Psicologia da educação nos cursos de formação inicial de docentes

uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v17i37.1567

Palavras-chave:

Psicologia da educação, Licenciatura., Formação docente.

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar uma revisão integrativa sobre estudos em psicologia da educação, enquanto disciplina, no âmbito da formação docente em licenciatura no contexto brasileiro. A revisão integrativa, conforme destaca Carvalho (2020), se encontra situada entre as revisões de avaliação e síntese, e envolve uma descrição minuciosa do percurso a ser seguido (método) e dos critérios para incluir ou excluir artigos, além de procedimentos para classificar dados e criar categorias. A revisão foi realizada por meio da base de dados SciELO, nos meses de abril e maio de 2022, considerando publicações no período de 2012 a 2021. A partir dos critérios de inclusão e exclusão foram recuperados 6 artigos. Os estudos se caracterizaram como descritivos e revelaram a falta de formação adequada de professores considerando os conteúdos e aprendizagens oportunizadas pela disciplina. Constatou-se que os estudos apontam para a necessidade de uma metodologia diferenciada para que os conteúdos em psicologia da educação despertem e preparem os estudantes, professores em formação, para lidar com dificuldades de aprendizagem entendendo-as como manifestações que advém das relações que são estabelecidas entre os diferentes sujeitos, e entendendo que o contexto educacional é um espaço dinâmico, complexo e enriquecedor.

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Biografia do Autor

Viviane Bastos, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutoranda em Educação. Professora da Universidade do Sul de Santa Catarina.

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Publicado

2023-05-04

Como Citar

Bastos, V. (2023). Psicologia da educação nos cursos de formação inicial de docentes: uma revisão integrativa. Retratos Da Escola, 17(37), 293–312. https://doi.org/10.22420/rde.v17i37.1567