Pela janela da minha casa

experiências de ações curriculares com as artes na pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1878

Palabras clave:

Pandemia, Currículos, Redes educativas, Artes, Criações

Resumen

Este artigo é a junção das narrativas de três educadoras/pesquisadoras acerca de ações curriculares com as artes durante o período pandêmico (2020-2022). Com foco nas ‘práticasteorias[1] de criação e uso, objetiva mostrar a potência das artes e dos artefatos culturais no ‘fazerpensar’ o currículo escolar para além de fundamentalismos pedagógicos, regulações e normatividades. Trazendo conversas e experimentações com arte como método de trabalho, percebemos que a criação de afetos não tem fronteiras virtuais ou físicas. Seu resultado é evidenciar o potencial criador nas adversidades, no conflito entre virtual e real, isolamento e liberdade. As experiências contam que, independentemente dos caminhos e ambientes, a arte potencializa modos de ‘fazerpensar’ os currículos.

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Biografía del autor/a

Rafaela Rodrigues da Conceição, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede particular de ensino e no Colégio Pedro II.

Roberta Guimarães Teixeira, Universidade do Estadual do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora na Prefeitura Municipal de Nilópolis e no Curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Talita dos Santos Malheiros Gregorio, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Mestra em Educação e professora de Artes Visuais na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.io de Janeiro.

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Publicado

2023-12-27

Cómo citar

Rodrigues da Conceição, R., Guimarães Teixeira, R., & dos Santos Malheiros Gregorio, T. (2023). Pela janela da minha casa: experiências de ações curriculares com as artes na pandemia. Retratos Da Escola, 17(39). https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1878

Número

Sección

Processos educativos em suas dimensões éticas, estéticas, políticas e poéticas