Pistas de devir-criança do/da pesquisador/a

linhas de fuga do dispositivo da redenção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1848

Palavras-chave:

Crianças., Brincar., Tecnologias digitais., Redenção., Linhas de fuga.

Resumo

Este texto perscruta as linhas de fuga por dentro do dispositivo da redenção, servindo-se de pesquisas em torno do brincar das crianças na interface com as tecnologias digitais circulantes na área da Educação. Os conceitos utilizados nesse investimento analítico derivam de um olhar genealógico a partir de Michel Foucault. No dispositivo da redenção, identificamos que os discursos parecem reivindicar a escola como espaço para o exercício de brincadeiras antigas, tradicionais e como espaço de experimentação, para ‘melhor brincar com as tecnologias digitais’. Portanto, a escola como lócus de redenção! Neste texto, problematizamos que no agenciamento do dispositivo da redenção há também acontecimentos em potencial, virtuais linhas de fuga, brechas na normalização, que no brincar junto das e com as crianças, abre espaço para um devir-criança do próprio brincar, com o qual se atualiza a invenção de mundos.

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Biografia do Autor

Adilson Cristiano Habowski, Universidade La Salle

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle.

Cleber Gibbon Ratto, Universidade La Salle

Doutor em Educação. Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle.

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Habowski, A. C., & Gibbon Ratto, C. (2023). Pistas de devir-criança do/da pesquisador/a: linhas de fuga do dispositivo da redenção. Retratos Da Escola, 17(39). https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1848

Edição

Seção

Processos educativos em suas dimensões éticas, estéticas, políticas e poéticas