Problematizações do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v18i40.1808

Palavras-chave:

Pecim, Militarização, Escola Pública, Gestão Democrática

Resumo

O artigo analisa as diretrizes regulatórias do governo federal para a implantação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares – Pecim, detendo-se em seu arcabouço legal-normativo para ‘promover a melhoria na qualidade da educação básica do país’, através de ‘parcerias’, ‘maior vínculo’ entre gestores/as, professores/as, militares, estudantes e até mesmo pais/mães e responsáveis. Numa diretiva dialética materialista histórica, as análises se concentraram na revisão bibliográfica e documental. As concepções e a regulação do Pecim são excludentes, aplicáveis a escolas públicas nas periferias, sendo que as tendências ultraconservadoras e ultraliberais desse projeto fortalecem o conflito entre o interesse público e o privado na esfera educacional e, principalmente, a quebra do princípio da gestão democrática.

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Biografia do Autor

Gilmar Barbosa Guedes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Ricaline da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Educação.

Olivia Morais de Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal
do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2024-05-10

Como Citar

Guedes, G. B., Costa, R. da, & Medeiros Neta, O. M. de. (2024). Problematizações do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares. Retratos Da Escola, 18(40). https://doi.org/10.22420/rde.v18i40.1808

Edição

Seção

Espaço Aberto