Formação continuada

perspectivas no contexto de um plano municipal de educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v17i38.1782

Palavras-chave:

Formação continuada, Plano Municipal de Educação, Educação infantil, Plano Nacional de Educação

Resumo

No contexto de lutas pela valorização dos/das profissionais/trabalhadores/as da educação, este artigo analisa a formação continuada no Plano Municipal de Educação de Vitória/ES, com destaque para a educação infantil. Ancorado em pressupostos teórico-metodológicos bakhtinianos e freireanos, orienta-se por uma abordagem qualitativa, com procedimento de análise documental. As análises evidenciam a relevância da formação continuada no plano municipal e o propósito de contemplar diferentes sujeitos/as. Conclui-se que a perspectiva de construção de um projeto coletivo de educação requer ampliação das discussões acerca da garantia de formação continuada a todos/as os/as profissionais/trabalhadores/as atuantes nas escolas, explicitando sua inclusão.

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Biografia do Autor

Maria Nilceia de Andrade Vieira, Prefeitura Municipal de Vitória

Doutora em Educação. Pedagoga na Rede Municipal de Ensino de Vitória, Espírito Santo. Integrante do
Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores.

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal
do Espírito Santo. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores.

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Publicado

2023-09-18

Como Citar

Vieira, M. N. de A., & Côco, V. (2023). Formação continuada: perspectivas no contexto de um plano municipal de educação. Retratos Da Escola, 17(38). https://doi.org/10.22420/rde.v17i38.1782