Uso das metodologias ativas no enfrentamento do bullying

uma experiência com a Aprendizagem Baseada em Projetos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v18i40.1756

Palavras-chave:

Bullying, Metodologias Ativas, Aprendizagem Baseada em Projetos

Resumo

O bullying é um grave problema enfrentado pelas escolas brasileiras, que possuem papel fundamental de promover medidas de conscientização, prevenção e combate a esse tipo de violência. Baseado em pesquisa, discussão bibliográfica e no relato de experiência pedagógica em diálogo com a literatura especializada, o presente trabalho busca discutir as contribuições das metodologias ativas no enfrentamento do bullying escolar, mediante discussão de uma experiência com a Aprendizagem Baseada em Projetos. A prática foi desenvolvida com/por estudantes da segunda série do ensino médio de uma escola estadual de Campos dos Goytacazes, RJ. Os resultados indicam que as atividades possibilitaram a apropriação de conhecimentos sobre o bullying e despertaram nos/nas alunos/as a consciência da gravidade do problema, assim como a percepção de que a solução depende da ação de todos/as. Além do desenvolvimento de uma educação contextualizada na realidade, depreende-se que as metodologias ativas permitem alcançar novos valores e atitudes voltados à coletividade.

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Biografia do Autor

Diogo Jordão, Secretaria de Estado da Educação do Rio de Janeiro

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor de Geografia da Secretaria de Estado da Educação do Rio de Janeiro.

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Publicado

2024-05-10

Como Citar

Jordão, D. (2024). Uso das metodologias ativas no enfrentamento do bullying: uma experiência com a Aprendizagem Baseada em Projetos. Retratos Da Escola, 18(40). https://doi.org/10.22420/rde.v18i40.1756

Edição

Seção

Relato de Experiência