Formação continuada de docentes

tessituras e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v18i40.1748

Palavras-chave:

Formação continuada de docentes, Tessituras, Possibilidades

Resumo

O campo da formação de professores/as está direcionado ao processo de preparação do/da docente, de profissionalização e socialização, no sentido de melhorar sua práxis e a aprendizagem do/da estudante. O objetivo desta pesquisa é compreender a formação continuada de professores/as como espaço de produção de conhecimento pedagógico, com a finalidade de fundamentar as ações docentes. A abordagem metodológica foi qualitativa e a técnica de coleta de dados foi análise documental: propostas/projetos de formação continuada de professores/as realizada nos anos 2021 e 2022 em 09 municípios piauienses. Os programas e projetos de formação docente imprimem uma necessidade de percepção e adesão a um modelo de formação continuada mais reflexivo, para ressignificar a realidade educacional, na qual o conceito de formação parta do princípio de que um processo de aprendizagem requer compreender as múltiplas dimensões dos saberes docentes.

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Biografia do Autor

Raimunda Maria da Cunha Ribeiro, Universidade Estadual do Piauí

Doutora em Educação. Professora do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí.

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Publicado

2024-05-10

Como Citar

Ribeiro, R. M. da C. (2024). Formação continuada de docentes: tessituras e possibilidades. Retratos Da Escola, 18(40). https://doi.org/10.22420/rde.v18i40.1748

Edição

Seção

Espaço Aberto