Direito à educação e desafios para o trabalho docente
Palavras-chave:
Direito à educação., Pandemia, Covid-19Resumo
A pandemia da COVID-19 representou um grande aprendizado para as atuais gerações, pois demonstrou o quanto nossas sociedades são vulneráveis e como a realidade pode mudar sem aviso prévio. No que se refere à educação, a pandemia imprimiu importantes mudanças ao forçar, da noite para o dia, novas rotinas de trabalho, novos modos de ensinar e de aprender. Ela também resultou em perdas consideráveis, sobretudo para os setores mais fragilizados, promovendo maiores defasagens entre estudantes de diferentes estratos econômicos e comprometendo a trajetória escolar de importante contingente. Portanto, podemos considerar que a pandemia trouxe vários desafios para a sociedade como um todo e para a educação especificamente. Com o compromisso de incentivar esse debate, o XI Encontro Brasileiro da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente, ocorrido neste ano de 2022 em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, criou o concurso Inês Teixeira, por meio do Edital 01/2022, que selecionou trabalhos escritos na forma de artigo científico ou ensaio teórico sobre o tema Direito à educação e desafios para o trabalho docente na era digital e pós-pandêmica. A premiação consistiu na seleção de seis trabalhos científicos resultantes de pesquisa ou relato de experiência, os quais são agora publicados na Seção Temática da revista Retratos da Escola.
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Referências
KLEIN, Naomi. A doutrina do choque: a ascensão do capitalismo de desastre. Nova Fronteira: Rio de Janeiro 2008.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Trabalho docente no Brasil pós-pandêmico: qual o destino dos recursos públicos? Retratos da Escola, Brasília, v. 15, n. 33, p. 713-732, set./dez. 2021. Disponível em: <http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde>. Acesso em: 30 out. 2022.