Direito à educação e desafios para o trabalho docente

Parole chiave:

Direito à educação., Pandemia, Covid-19

Abstract

A pandemia da COVID-19 representou um grande aprendizado para as atuais gerações, pois demonstrou o quanto nossas sociedades são vulneráveis e como a realidade pode mudar sem aviso prévio. No que se refere à educação, a pandemia imprimiu importantes mudanças ao forçar, da noite para o dia, novas rotinas de trabalho, novos modos de ensinar e de aprender. Ela também resultou em perdas consideráveis, sobretudo para os setores mais fragilizados, promovendo maiores defasagens entre estudantes de diferentes estratos econômicos e comprometendo a trajetória escolar de importante contingente. Portanto, podemos considerar que a pandemia trouxe vários desafios para a sociedade como um todo e para a educação especificamente. Com o compromisso de incentivar esse debate, o XI Encontro Brasileiro da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente, ocorrido neste ano de 2022 em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, criou o concurso Inês Teixeira, por meio do Edital 01/2022, que selecionou trabalhos escritos na forma de artigo científico ou ensaio teórico sobre o tema Direito à educação e desafios para o trabalho docente na era digital e pós-pandêmica. A premiação consistiu na seleção de seis trabalhos científicos resultantes de pesquisa ou relato de experiência, os quais são agora publicados na Seção Temática da revista Retratos da Escola.

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Eliza Bartolozzi Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação. Professora Titular do Departamento de Educação, Política e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Intergrante da coordenação geral da Rede Latino-americana de Estudos Sobre Trabalho Docente – Rede Estrado.

Dalila Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte

Doutora em Educação. Professora Titular de Políticas Públicas em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Universidade Federal de Minas Gerais – Gestrado/UFMG.

Riferimenti bibliografici

KLEIN, Naomi. A doutrina do choque: a ascensão do capitalismo de desastre. Nova Fronteira: Rio de Janeiro 2008.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Trabalho docente no Brasil pós-pandêmico: qual o destino dos recursos públicos? Retratos da Escola, Brasília, v. 15, n. 33, p. 713-732, set./dez. 2021. Disponível em: <http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde>. Acesso em: 30 out. 2022.

2022-12-22

Come citare

Bartolozzi Ferreira, E., & Andrade Oliveira, D. (2022). Direito à educação e desafios para o trabalho docente. Retratos Da Escola, 16(36), 849–852. Recuperato da https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1704

Fascicolo