Processo de inclusão escolar de estudantes com TEA

em perspectiva o desenho universal para aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v18i40.1682

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Desenho Universal para Aprendizagem, Formação docente, Alfabetização, Transtorno do Espectro Autista

Resumo

Este artigo entende que todos/as os/as estudantes têm direito à educação escolar, sob o olhar atento e cuidadoso da escola e do/a professor/a. Apresenta resultados de pesquisa sobre o Desenho Universal para Aprendizagem – DUA, que pode ser um suporte para professores/as, escola e pais/mães, desenvolvendo uma prática em sala de aula inclusiva. Buscando as contribuições do DUA no processo de alfabetização inclusivo, em sala de aula onde há crianças com e sem Transtorno do Espectro Autista – TEA, partiu-se de pesquisa narrativa com duas professoras, utilizando coleta de dados e rodas de conversa. Isso oportunizou uma reflexão sobre a abordagem pedagógica inclusiva baseada no DUA e na Pedagogia dos Multiletramentos, bem como a construção de um objeto de aprendizagem – trata-se de um caderno didático que busca apoiar professores/as com estratégias inclusivas para o período de alfabetização.

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Biografia do Autor

Maria Carolina França Ribeiro, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestra em Educação.

Elizabete Cristina Costa-Rnders, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutora em Educação. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

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Publicado

2024-05-10

Como Citar

Ribeiro, M. C. F., & Costa-Rnders, E. C. (2024). Processo de inclusão escolar de estudantes com TEA: em perspectiva o desenho universal para aprendizagem. Retratos Da Escola, 18(40). https://doi.org/10.22420/rde.v18i40.1682

Edição

Seção

Seção Temática