Implicações da militarização na gestão democrática

caso de uma escola pública do Distrito Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v17i37.1656

Palavras-chave:

Gestão Democrática, Militarização de escolas, Educação, Escola pública

Resumo

Discutem-se aqui concepções, práticas de gestão e implicações da militarização na gestão democrática de uma escola pública do Distrito Federal, militarizada no ano de 2019. Foram realizadas entrevistas com uma gestora civil e um gestor militar, que compartilham a denominada ‘gestão cívico-militar’. Com base em pressupostos do materialismo histórico e dialético (MARX, 1982; HÚNGARO, 2001; CURY, 1987), a pesquisa qualitativa, realizada entre 2020 e 2022, caracteriza-se como estudo de caso com emprego da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Conclui-se que a militarização nas escolas é um modelo verticalizado de gestão que interfere e enfraquece a gestão democrática e seus princípios previstos na Lei n. 4.751/2012.

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Biografia do Autor

Afrânio Barros, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Mestre em Educação. Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Edileuza Fernandes da Silva, Universidade de Brasília

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

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Publicado

2023-05-04

Como Citar

Barros, A., & Fernandes da Silva, E. (2023). Implicações da militarização na gestão democrática: caso de uma escola pública do Distrito Federal. Retratos Da Escola, 17(37), 183–204. https://doi.org/10.22420/rde.v17i37.1656

Edição

Seção

Militarização das escolas públicas no Brasil