Militarização das escolas públicas no Espírito Santo

tension and resistance.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v17i37.1647

Palavras-chave:

Escolas cívico-militares, Espírito Santo, Militarização, Rigor, Sociedade

Resumo

Este artigo investiga o processo de militarização de escolas públicas no Espírito Santo – ES, visto que a literatura sobre a implementação das Escolas Cívico-Militares no estado é quase inexistente. Toma-se como fundamento o conceito de rigor em Paulo Freire, para refletir sobre a rigidez alinhada à militarização. Como um estudo exploratório, de caráter qualitativo, lança-se mão da revisão bibliográfica e da análise documental como opção metodológica. São analisadas fontes oriundas do jornal Século Diário, no período de 2019 a 2022, que pautam temas ligados à militarização no ES. Os recortes jornalísticos mostram as tensões e resistências que entidades, representantes políticos
e coletivos de base têm enfrentado ao agirem contra a rigidez da militarização no estado. Porém, a ação desses movimentos é insuficiente para conter a militarização da sociedade e seus efeitos (aumento de militares na política, perseguições à cultura e educação e mudanças
nos modos de punição).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Cardoso Oliose, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Educação. Integrante do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos da Universidade Federal do
Espírito Santo.

Edna Castro de Oliveira, Universidade Federal Do Espírito Santo,

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Espírito Santo.

Referências

ALVES, Miriam Fábia; TOSCHI, Mirza Seabra & FERREIRA, Neusa Souza Rêgo. Os colégios militares em Goiás: processo de expansão e diferenciação da rede estadual. Retratos da Escola, Brasília, v.12, n.23, p.271-287, jul./out. 2018. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v12i23.865

ALVES, Miriam Fábia & TOSCHI & Mirza Seabra. A militarização das escolas públicas: uma análise a partir das pesquisas da área de educação no Brasil. RBPAE - v. 35, n. 3, p. 633 - 647, set./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.21573/vol35n32019.96283

BARROS, Júlia L. de. O jornalismo político d’O Século e do Diário de Notícias. Comunicação Pública, v.10, n.17, 2015. DOI: https://doi.org/10.4000/cp.928

BELLE, Helena Beatriz de Moura. Escola de civismo e cidadania: ethos do Colégio Beta da Polícia Militar de Goiás. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Goiânia, 2011.

BRASIL. Decreto n. 10.004, de 5 de setembro de 2019. Institui o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/fed/decret/2019/decreto-10004-5-setembro-2019>. Acesso em 21 fev. 2023.

BRITO, Eliana Póvoas Pereira Eestrela. & REZENDE, Marize Pinho. Disciplinando a vida, a começar pela escola: a militarização das escolas públicas do estado da Bahia. RBPAE - v. 35, n. 3, p. 844 - 863, set./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.21573/vol35n32019.95216

CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. Trad. Newton Roberval Eichemberg. São Paulo: Cultrix, 1999.

CARA, Daniel & SANTOS, Catarina de Almeida. Jornalistas Livres. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=VmKeQZCAz7A>. Acesso em: 23 jun. 2020.

CRUZ, Leandra Augusta de Carvalho Moura. Militarização das escolas públicas em Goiás – disciplina ou medo? Dissertação (Mestrado em História) - PUC-Goiás. Goiânia, 2017.

DALLACQUA, Mariana F. & SANTOS Aline Sueli de Souza. Gestão escolar militarizada: uma análise jurídico-administrativa do caso do Tocantins. Revista Signos, Lajeado, ano 42, n. 1, 2021. DOI: https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2802

DIAS, Zenilda R. & RIBEIRO, Adalberto C. Escolas cívicos militares: conservadorismo e retrocesso na educação brasileira. Revista Teias, v. 22, n. especial, out./dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.59634

ESPÍRITO SANTO. Secretaria de Estado de Educação. Relação CEEJAS/NEEJAS - SEDU, 2022.

ESTORMOVSKI, Renata Cecília. O programa nacional de escolas cívico-militares como materialização do (neo) conservadorismo na educação pública brasileira. Árkesis, v. 9. n. 2, p. 275-291, 2020. DOI: https://doi.org/10.46269/9220.531

FERREIRA, Eliza B. & ELLEN, Sue. Atual política neoliberal de militarização de escolas no Brasil. Revista Temas em Educação, v. 29, n.3, p. 302-320, set./dez., 2020. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n3.55663

FERREIRA, Neusa Sousa do Rêgo. “Gestão militar” da escola pública em Goiás: um estudo de caso da implementação de um Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás em Aparecida de Goiânia. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade Educação da Universidade Federal de Goiás, 2018.

FREIRE, Paulo & SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de janeiro: Paz e Terra, 2006.

FREIRE, Paulo. Política e Educação: ensaios. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

GRIZOTES, Bianca de Morais Canestraro. & FRICK, Loriane Trombini. Escolas cívico-militares e o desenvolvimento da moralidade. Schème. v.13, n. 2 – ago-dez, 2021. DOI: https://doi.org/10.36311/1984-1655.2021.v13n2.p63-92

LACÉ, Andréia Mello, SANTOS, Catarina de Almeida. & NOGUEIRA Danielle Xabregas Pamplona. Entre a escola e o quartel: a negação do direito à educação. RBPAE - v. 35, n. 3, p. 648 - 666, set./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.21573/vol35n32019.96856

LAVILLE, Christian & DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia de pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.

LIMA, Marcelo & PETERLE, Tatiana Gomes dos Santos. Mercantilização da educação: do gerencialismo ao empresariamento da oferta escolar. Educação. Santa Maria, v. 46, p 1-22, 2021. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644437100

LIMA, Maria Eliene. A educação para a cidadania e a militarização para a educação. Dissertação (Mestrado em Educação) - PUC-Goiás. Goiânia, 2018.

MARTINI, Evandro de. Coexistência e limites do crescimento no litoral norte do Espírito Santo. Revista ClimaCom, v. 8, n. 20, 2021.

MENDONÇA, Erasto Fortes. Escolas cívico-militares: cidadãos ou soldadinhos de chumbo? Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 27, p. 621-636, set./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v13i27.1039

OLIVEIRA, Márcio de; CACAU, Claudiney Lofiego & MELO, Fernanda Machado. Políticas públicas educacionais: o projeto político pedagógico e a violência sexual contra a criança e o/a adolescente em uma escola militarizada de Manaus/AM. Debates em Educação. Maceió, v. 13, n. 32, 2021. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p144-169

PASSOS, Anaís; NETO, Octavio Amorim. & TAVARES., Maria Hermínia de. Cebrap - Centro Brasileiro de Análise e Planejamento. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=mJKeiYKc9w8>. Acesso em: 15 jun. 2022.

PAULA., Thiago do Nascimento Torres de; CARVALHO, Oberleide Soares de & SANTOS, Fernando Antônio S. dos. Entre lousa, farda, giz e coturno: a militarização do espaço escolar brasileiro - um debate público no Rio Grande do Norte. Vigilantis Semper, Revista Científica de Segurança Pública (RCSP). Natal: PMRN, v. 2, n. 2 , p. 6 – 22 fev./jun. 2022.

PAULO, Weslei Garcia de. Militarização do ensino no estado de Goiás: implementação de um modelo de gestão escolar. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Políticas Públicas e Gestão de Educação da UNB. Brasília, 2019.

PINHEIRO, Veralúcia & GUIMARÃES, Ged. A educação na sociedade da mercadoria: a questão dos Colégios Militares e as Organizações Sociais em Goiás. Perspectivas em Diálogo – Educação e Sociedade. v. 5, n. 9, p. 253-268, jan.- jun. 2018.

REIS, Lívia Cristina Ribeiro dos et al. Militarização de Escolas Públicas e o Governo Bolsonaro. Tecnia, v.4, n.2, 2019.

RÊSES, Erlando da Silva & PAULO, Wesley Garcia de. A posição de docentes da educação básica acerca da militarização de escolas públicas em Goiás. RBPAE - v. 35, n. 3, p. 580 - 591, set./dez. 2019.

RIBEIRO, Adalberto Carvalho. & RUBINI, Patrícia Silva. Do Oiapoque ao Chuí - As escolas civis militarizadas: a experiência no extremo norte do Brasil e o neoconservadorismo da sociedade brasileira. RBPAE - v. 35, n. 3, p. 745 - 765, set./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.21573/vol35n32019.95997

ROBERTSON, Susan L. & DALE, Roger. The social justice implications of privatisation in education governance frameworks: a relational account. Oxford Review of Education, v.39, n. 4, p. 426-445, 2013. DOI: https://doi.org/10.1080/03054985.2013.820465

SANDEL, Michael. A tirania do mérito: o que aconteceu com o bem comum?. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.

SANTOS, Rafael José da Cunha. A militarização da escola pública em Goiás. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Goiânia, 2016.

SANTOS, Eduardo Junio Ferreira. Militarização das escolas públicas no brasil: expansão, significados e tendências. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2020.

SANTOS, Catarina Almeida et al. Militarização das escolas públicas no Brasil: um debate necessário. RBPAE - v. 35, n. 3, p. 580 - 591, mai./ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.21573/vol35n32019.99295

SARMENTO, Priscila Bueker. & SOUZA, Rafael Bellan Rodrigues de. O jornalismo popular alternativo do Século Diário: contra-hegemonia na imprensa capixaba online. Revista Alterjor, v.19, p. 237-250, 2019.

SEMERARO, Giovanni. Intelectuais, educação e escola: um estudo do caderno 12 de Antônio Gramsci. Trad. do caderno 12: Maria Margarida Machado. 1 ed., São Paulo: Expressão Popular, 2021.

SENA, Edson Cleidilson de Oliveira. Escolas militarizadas no Maranhão: um estudo sobre as parcerias entre corporações militares e redes públicas de ensino. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2021.

SILVA, Andrerika Vieira Lima & STRIEDER, Roque. Escolas Cívico-Militares: constituição/rendição de subjetividades em prol de obediência e servidão. Roteiro, v. 47, jan./dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.27409

SOARES, Marina Gleika Felipe et. al. Escola militar para quem? O processo de militarização das escolas na rede estadual de ensino do Piauí. RBPAE - v. 35, n. 3, p. 786 - 805, set./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.21573/vol35n32019.96132

SOUZA, Everton de. Representações sociais sobre a implantação dos colégios cívico-militares no Paraná. Revista Cocar. v.15, n. 32, p.1-16, 2021.

XIMENES, Salomão Barros; STUCHI, Carolina Gabas & MOREIRA, Márcio Alan Menezes. A militarização das escolas públicas sob os enfoques de três direitos: constitucional, educacional e administrativo. RBPAE - v. 35, n. 3, p. 612 - 632, set./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.21573/vol35n32019.96483

Downloads

Publicado

2023-05-04

Como Citar

Cardoso Oliose, I., & Castro de Oliveira, E. (2023). Militarização das escolas públicas no Espírito Santo: tension and resistance. Retratos Da Escola, 17(37), 141–160. https://doi.org/10.22420/rde.v17i37.1647

Edição

Seção

Militarização das escolas públicas no Brasil