Condição do trabalho docente
experiências de professores/as do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v16i36.1640Palavras-chave:
Política educacional, Trabalho docente, Classe socialResumo
O presente artigo analisa a constituição da categoria docente como classe trabalhadora no contexto de desmonte dos direitos sociais, notadamente a partir de 2016. Para tanto, apresenta e discute dados de uma pesquisa realizada entre 2019 a 2021, coletados em entrevista semiestruturada junto a 12 professores/as e um survey respondido por 204 docentes de ensino médio de uma rede pública de ensino. Na experiência desses/as professores/as, é possível perceber que demonstram disposição para constituírem-se como classe, na medida em que refletem sobre suas condições de vida e trabalho, reconhecem a relevância e aderem aos instrumentos de luta coletiva constituídos historicamente pela classe trabalhadora na defesa de uma educação pública e de qualidade.
Downloads
Referências
AMARAL, Nelson Cardoso et al. O Fundeb permanente em tempos de desconstrução e de esvaziamento: mobilização e um basta veemente. Educ. Soc.[on line], Campinas, v. 42, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/es.247741
AUGUSTO, Maria Helena. A valorização dos professores da educação básica e as políticas de responsabilização: o que há de novo no Plano Nacional de Educação. Cad. Cedes, Campinas, v. 35, n. 97, p. 535-552, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/CC0101-32622015150377
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei n. 13.005/2014. Brasília: Senado Federal, 2014.
BRASIL. Lei n. 13.415/2017. Brasília: Senado Federal, 2017.
CERQUEIRA, Beatriz da Silva. Experiências recentes na luta sindical em Minas Gerais. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade & MELO, Savana Diniz (orgs.). Sindicalismo docente: desafios e perspectivas. Camaragibe, PE: CCS Gráfica e Editora, 2014, p. 362-380.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Vinte anos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Jornal de Políticas Educacionais, v. 10, n. 20, p. 03-17, 2016. DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v10i20.49964
CURY, Carlos Roberto Jamil. Financiamento da Educação Brasileira: do subsídio literário ao FUNDEB. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 4, p. 1217-1252, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623684862
DAL ROSSO, Sadi. Jornada de trabalho. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Maria Cancela. & VIEIRA, Lívia Maria Fraga. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. Disponível em: https://gestrado.net.br. Acesso em: 23 nov. 2022.
DIEESE. Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. Nota Técnica PEC n. 241/2016: o novo regime fiscal e seus possíveis impactos. São Paulo, 2016. Disponível em: <https://www.dieese.org.br/notatecnica/2019/notaTec203Previdencia.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2019.
DIEESE. Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. Nota Técnica PEC n. 06/2019: a desconstrução da seguridade social. São Paulo, 2019. Disponível em: <https://www.dieese.org.br/notatecnica/2016/notaTec161novoRegimeFiscal.pdf>. Acesso em: 28 jun. 2019.
FANFANI, Emilio Tenti. La Condición Docente: análisis comparado de la Argentina, Brasil, Perú y Uruguai. Buenos Aires: Siglo XXI Argentina, 2007.
FERREIRA, Eliza Bartolozzi. Gestão dos sistemas municipais de educação: planejamento e equilíbrio federativo em questão. Ensaio: aval. pol. públ. educ., Rio de Janeiro, v.23, n. 88, p. 545-566, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362015000300001
FERREIRA, Eliza Bartolozzi. Políticas educativas no Brasil no tempo da crise. In: FERREIRA, Eliza Bartolozzi & OLIVEIRA, Dalila Andrade. Crise da escola e políticas educativas. Belo Horizonte: Autêntica, 2013, p. 253-270.
FERREIRA, Márcia Ondina Vieira. Notas sobre as relações entre identidade e sindicalismo docentes. Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 99, p. 377-399, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000200005
FONSECA, Marília; FERREIRA, Eliza Bartolozzi & SCAFF, Elisangela Alves da Silva. Planejamento e gestão educacional no Brasil: hegemonia governamental e construção da autonomia local. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.69766
FREITAS, Helena Costa Lopes de. 30 anos da Constituição: avanços e retrocessos na formação de professores. Retratos da Escola, Brasília, v. 12, n. 24, p. 511-527, 2018. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v12i24.912
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC). Educação escolar em tempos de pandemia. 2021. Disponível em: <https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia-informe-n-1>. Acesso em: 3 nov. 2021.
GRUPO DE ESTUDOS SOBRE POLÍTICA EDUCACIONAL E TRABALHO DOCENTE. Trabalho docente em tempos de pandemia. 2021. Disponível em: https://gestrado.net.br/pesquisas/trabalho-docente-em-tempo-de-pandemia/. Acesso em: 23 nov. 2022.
KREIN, José Dari. O desmonte dos direitos, as novas configurações do trabalho e o esvaziamento da ação coletiva: consequências da reforma trabalhista. Tempo Social, Revista de Sociologia da USP, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 77-104, 2018. DOI: https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.138082
KUENZER, Acácia Zeneida. Trabalho e escola: a flexibilização do ensino médio no contexto do regime de acumulação flexível. Educ. Soc., Campinas, v. 38, n. 139, p. 331-354, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302017177723
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa. São Paulo: Boitempo, 2019.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Educação Básica: gestão do trabalho e da pobreza. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educ. Soc.[on line], Campinas, v. 25, n. 89, p. 1127-1144, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302004000400003
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Regulação das políticas educacionais na América Latina e suas consequências para os trabalhadores docentes. Educ. Soc. [on line], Campinas, v. 26, n. 92, p. 753-775, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302005000300003
OLIVEIRA, Dalila & JUNIOR, Edmilson Pereira. Desafios para ensinar em tempos de pandemia: as condições de trabalho docente. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade & POCHMANN, Márcio (orgs.). A devastação do trabalho. Brasília: Gráfica e Editora positiva: CNTE e Gestrado, 2020, p. 207-228.
RODRIGUES, Iram Jácome. Sindicalismo e política: a trajetória da CUT (1983 a 1993). São Paulo: Ltr, 2011.
SANTOS, Artur Henrique; JAKOBSEN, Kjeld. O trabalho nas atuais transformações da globalização capitalista. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade & POCHMANN, Márcio (org.). A devastação do trabalho. Brasília: Gráfica e Editora Positiva/ CNTE / Gestrado, 2020, p. 9-29.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
SILVA FILHO, José Carlos Moreira da Silva. Justiça de Transição e Usos Políticos do Poder Judiciário no Brasil em 2016: um Golpe de Estado Institucional? Rev. Direito Práx., Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/2179-8966/2017/31488
SILVA, Amanda Moreira da. Da uberização à youtuberização: a precarização do trabalho docente em tempos de pandemia. RTPS – Rev. Trabalho, Política e Sociedade, Nova Iguaçú, v. 5, n. 9, p. 587-610, 2020.
SOUZA, Aparecida Neri. Sou professor, sim senhor! Representações, sobre o trabalho docente, tecidas na politização do espaço escolar. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas SP, 1993.
STOCKMANN, Daniel. Políticas de Financiamento da Educação no Brasil: impasses para a valorização docente. FINEDUCA – Revista de Financiamento da Educação, v. 11, n. 4, 2021. DOI: https://doi.org/10.22491/2236-5907100305
THOMPSON, Edward Palmer. A formação da classe operária inglesa I: a árvore da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
VICENTINI, Paula Perin & LUGLI, Rosario Genta. História da profissão docente no Brasil: representações em disputa. São Paulo: Cortez, 2009.
YANNOULAS, Silvia. Feminização ou feminilização? Apontamentos em torno de uma categoria. Temporalis, Brasilia (DF), ano 11, n. 22, p. 271-292, 2011. DOI: https://doi.org/10.22422/2238-1856.2011v11n22p271-292