Movimento sindical docente na Bahia

a luta contra a precarização na rede pública de ensino na pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v16i36.1639

Palavras-chave:

APLB-Sindicato, Pandemia do Covid-19, Educação B´ásica

Resumo

O objetivo deste texto é estudar as estratégias do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia – APLB-Sindicato durante a pandemia da COVID-19, ao identificar riscos a trabalhadores e trabalhadoras em educação. Como caminho metodológico, realizou-se análise documental dos informativos produzidos pelo sindicato e pelo governo, entre março de 2020 até a retomada das aulas em 2021 (remota e semipresencialmente). Adotou-se a perspectiva de análise marxista para explicitar a relação do par dialético essência e aparência. Concluiu-se que as informações obtidas pela APLB-Sindicato junto aos/às professores/as da rede pública de ensino subsidiaram inúmeros debates e negociações com o governo estadual, desde 2020, durante a pandemia; além disso, podem dar suporte à formulação de políticas públicas para a educação e estreitar o diálogo entre gestores/as estaduais e representantes da categoria.

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Biografia do Autor

Weslen Sandro Moreira Santos, Universidade do Estado da Bahia

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação da Universidade do Estado da Bahia. Professor da Rede Estadual da Bahia e diretor do departamento jurídico do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia.

Celia Tanajura Machado, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação e professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade na Universidade do Estado da Bahia. Coordenadora do Grupo de estudos e pesquisas em Gestão, Trabalho e Educação.

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Sandro Moreira Santos, W., & Tanajura Machado, C. (2022). Movimento sindical docente na Bahia: a luta contra a precarização na rede pública de ensino na pandemia. Retratos Da Escola, 16(36), 959–983. https://doi.org/10.22420/rde.v16i36.1639

Edição

Seção

Seção Temática