Cidades Educadoras e a educação científica como possibilidade para a educação integral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v16i36.1624

Palavras-chave:

Cidades Educadoras, Educação integral, Educação científica

Resumo

O presente ensaio faz parte da pesquisa de doutorado desenvolvida por um dos/as autores/as e propõe analisar e discutir as cidades que educam em interlocução com territórios que educam. A pesquisa é bibliográfica e documental, a partir do encontro com as teorias de Paulo Freire, Theodor Adorno e Anísio Teixeira, na perspectiva da educação crítica, emancipatória, democrática, libertadora e sem privilégios. Além disso, investiga como as temáticas educação integral e educação científica dialogam com as Cidades Educadoras. Os entrelaçamentos dos temas podem corroborar políticas de educação científica nos espaços científico-culturais de cidades que são ou pretendem ser educadoras tendo a ciência como leitura de mundo.

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Biografia do Autor

Carlos Wagner Costa Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação em Ciências. Pesquisador do Museu de Ciência Ricardo Ferreira e integrante do Grupo de Pesquisa Educação Integral na escola e na sociedade: sujeitos, territórios, dimensões e interfaces.

Marcos Antonio Pinto Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professor de Física da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco e diretor do Museu de Ciência Ricardo Ferreira.

Ilda Renata Silva Agliardi, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação.

Luciana dos Santos Célia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação em Ciências. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação Integral na escola e na sociedade: sujeitos, territórios, dimensões e interfaces.

 

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Costa Araújo, C. W., Ribeiro, M. A. P., Agliardi, I. R. S., & Célia, L. dos S. (2022). Cidades Educadoras e a educação científica como possibilidade para a educação integral. Retratos Da Escola, 16(36), 771–788. https://doi.org/10.22420/rde.v16i36.1624

Edição

Seção

Cidades que educam e se educam