Tornar-se estudante militar

compreensões do corpo diretivo e administrativo da Escola Tiradentes/RS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v17i37.1496

Keywords:

Escola militar, Escola Tiradentes, Sociologia da educação.

Abstract

Observa-se na atualidade o aumento da oferta do ensino militar, em especial no governo Bolsonaro (2019-2022), com as escolas cívico-militares. No Rio Grande do Sul – RS, a expansão da rede de educação militar estadual tem como modelo a Escola Tiradentes, em Porto Alegre. Essa rede de ensino militar existe há pouco mais de 10 anos e conta com oito escolas. Assim, objetiva-se compreender a busca por escolas militares a partir da perspectiva da sociologia do conhecimento (MANNHEIM, 1982) e da fenomenologia social (SCHUTZ, 2012), além da importância dos rituais (PEIRANO, 2003) e práticas cotidianas na formação de habitus (BOURDIEU, 2004) específico por sujeitos/as sociais envolvidos/as com a construção da escola militar. Empregou-se a pesquisa social reconstrutiva, a partir de entrevistas narrativas com diretor, vice-diretor e coordenadora pedagógica, sobre as características da escola e estudantes. Valores como segurança, meritocracia e a ‘militaridade’ constituem um modelo de socialização, uma etapa para tornar-se estudante militar.

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Author Biography

Ricardo Gonçalves Severo, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Ciências Sociais. professor da Universidade Federal do Rio Grande e do Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Published

2023-05-04

How to Cite

Gonçalves Severo, R. (2023). Tornar-se estudante militar: compreensões do corpo diretivo e administrativo da Escola Tiradentes/RS. Retratos Da Escola, 17(37), 205–223. https://doi.org/10.22420/rde.v17i37.1496

Issue

Section

Militarização das escolas públicas no Brasil