Parcerias público-privadas

ressignificações docentes em uma escola no Rio Grande do Norte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v16i35.1491

Palavras-chave:

Parcerias público-privadas., EMTI, Ressignificações docentes.

Resumo

 O presente texto trata de processos de resistência e ressignificação na prática docente ante o projeto Escola da Escolha, de Ensino Médio em Tempo Integral – EMTI, em uma escola da rede pública estadual de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Tal projeto resultou de uma parceria público-privada com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação – ICE. Foram realizadas entrevistas com profissionais da escola e analisados os Cadernos de Formação produzidos pelo ICE, contendo fundamentos, objetivos e metodologia de sua proposta. Como aporte teórico, considera-se principalmente Stephen Ball (2005; 2009), para quem “pôr em prática” uma política não é algo linear, mas perpassado por feixes de interpretação, atuação e tradução. Constatou-se aqui os docentes atuando como integrantes do processo de produção das políticas curriculares, perfurando e ressignificando as prescrições de instâncias exteriores e construindo micro processos que redefinem as relações de poder-saber previstas na gestão das políticas curriculares.

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Biografia do Autor

Lavínia Maria Silva Queiroz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

 Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Ensino.

Alessandro Augusto de Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

 Doutor em Educação e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2022-09-15

Como Citar

Queiroz, L. M. S., & Azevedo, A. A. de. (2022). Parcerias público-privadas: ressignificações docentes em uma escola no Rio Grande do Norte. Retratos Da Escola, 16(35), 295–313. https://doi.org/10.22420/rde.v16i35.1491

Edição

Seção

A implementação do Novo Ensino Médio nos estados: