Parcerias público-privadas
ressignificações docentes em uma escola no Rio Grande do Norte
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v16i35.1491Palavras-chave:
Parcerias público-privadas., EMTI, Ressignificações docentes.Resumo
O presente texto trata de processos de resistência e ressignificação na prática docente ante o projeto Escola da Escolha, de Ensino Médio em Tempo Integral – EMTI, em uma escola da rede pública estadual de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Tal projeto resultou de uma parceria público-privada com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação – ICE. Foram realizadas entrevistas com profissionais da escola e analisados os Cadernos de Formação produzidos pelo ICE, contendo fundamentos, objetivos e metodologia de sua proposta. Como aporte teórico, considera-se principalmente Stephen Ball (2005; 2009), para quem “pôr em prática” uma política não é algo linear, mas perpassado por feixes de interpretação, atuação e tradução. Constatou-se aqui os docentes atuando como integrantes do processo de produção das políticas curriculares, perfurando e ressignificando as prescrições de instâncias exteriores e construindo micro processos que redefinem as relações de poder-saber previstas na gestão das políticas curriculares.
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