Conversando com Tarsila

relato de uma experiência interdisciplinar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v16i35.1444

Palavras-chave:

Prática de ensino, Interdisciplinaridade, Biografia, Tarsila do Amaral

Resumo

Este texto apresenta uma experiência de trabalho interdisciplinar, realizada em 2019, com três turmas de terceiros anos do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. O trabalho pedagógico teve como elo integrador o estudo da vida e das obras de Tarsila do Amaral, com atividades relacionadas ao ensino da Língua Portuguesa, da Matemática e das Ciências Humanas e da Natureza. Os/as estudantes foram desafiados/as em diferentes propostas: escrever sobre si e suas histórias de vida; observar e registrar os elementos diversos que compõem as paisagens da escola e de cenários cotidianos; relacionar os conhecimentos matemáticos subjacentes, dentro e fora da escola. Entendemos que as práticas de ensino desenvolvidas corroboraram o aprimoramento das habilidades críticas a partir da leitura das obras apresentadas e incentivaram o olhar dos/as estudantes para as relações entre as diferentes áreas do conhecimento e os contextos históricos, políticos e estéticos que marcaram as produções da artista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Luzia Corrêa Thesing, Universidade Federal de Santa Catarina

 Doutora em Educação e professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Elisangela Melnik Trombetta, Universidade Federal de Santa Catarina

 Mestra em Educação e professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mara Silveira de Freitas, Universidade Federal de Santa Catarina

Pedagoga e professora da Unidade Educacional do Serviço Social do Comércio de Santa Catarina, Florianópolis.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf.>. Acesso em: 02 maio 2020.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed Sul, 2020.

CORTELLA, Mário Sérgio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo: Cortez, 2018.

FAZENDA, Ivani. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo: Loyola, 2011.

FREIRE, Paulo. A educação é um ato político. Cadernos de Ciência. Brasília, n. 24, 1991, p. 21-22.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

Downloads

Publicado

2022-09-15

Como Citar

Thesing, M. L. C., Trombetta, E. M., & de Freitas, M. S. (2022). Conversando com Tarsila: relato de uma experiência interdisciplinar. Retratos Da Escola, 16(35), 647–665. https://doi.org/10.22420/rde.v16i35.1444