Conversando com Tarsila

relato de uma experiência interdisciplinar

Autori

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v16i35.1444

Parole chiave:

Prática de ensino, Interdisciplinaridade, Biografia, Tarsila do Amaral

Abstract

Este texto apresenta uma experiência de trabalho interdisciplinar, realizada em 2019, com três turmas de terceiros anos do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. O trabalho pedagógico teve como elo integrador o estudo da vida e das obras de Tarsila do Amaral, com atividades relacionadas ao ensino da Língua Portuguesa, da Matemática e das Ciências Humanas e da Natureza. Os/as estudantes foram desafiados/as em diferentes propostas: escrever sobre si e suas histórias de vida; observar e registrar os elementos diversos que compõem as paisagens da escola e de cenários cotidianos; relacionar os conhecimentos matemáticos subjacentes, dentro e fora da escola. Entendemos que as práticas de ensino desenvolvidas corroboraram o aprimoramento das habilidades críticas a partir da leitura das obras apresentadas e incentivaram o olhar dos/as estudantes para as relações entre as diferentes áreas do conhecimento e os contextos históricos, políticos e estéticos que marcaram as produções da artista.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Mariana Luzia Corrêa Thesing, Universidade Federal de Santa Catarina

 Doutora em Educação e professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Elisangela Melnik Trombetta, Universidade Federal de Santa Catarina

 Mestra em Educação e professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mara Silveira de Freitas, Universidade Federal de Santa Catarina

Pedagoga e professora da Unidade Educacional do Serviço Social do Comércio de Santa Catarina, Florianópolis.

Riferimenti bibliografici

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf.>. Acesso em: 02 maio 2020.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed Sul, 2020.

CORTELLA, Mário Sérgio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo: Cortez, 2018.

FAZENDA, Ivani. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo: Loyola, 2011.

FREIRE, Paulo. A educação é um ato político. Cadernos de Ciência. Brasília, n. 24, 1991, p. 21-22.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

Pubblicato

2022-09-15

Come citare

Thesing, M. L. C., Trombetta, E. M., & de Freitas, M. S. (2022). Conversando com Tarsila: relato de uma experiência interdisciplinar. Retratos Da Escola, 16(35), 647–665. https://doi.org/10.22420/rde.v16i35.1444