Clube da leitura em Florianópolis
discussões interdisciplinares (2006-2020)
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v16i34.1316Palavras-chave:
Clube da leitura, Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, Biblioteca Escolar, Formação de leitoros/asResumo
Sob o aspecto da nova história cultural e ancorado em três autores: Michael de Certeau, Roger Chartier e Sandra Pesavento, o artigo discute o clube da leitura na rede municipal de ensino de Florianópolis — RMF. Através de estudo bibliográfico nas bases de dados das áreas da educação e ciência da informação, buscou-se compreender o impacto desempenhado pelo Plano Nacional do Livro e da Leitura — PNLL, imbricado às práticas de leitura desenvolvidas por clubes da leitura nas bibliotecas escolares da RMF, a partir da data de publicação do PNLL, em 2006, até 2020. Os resultados apontam necessidade de mais debates sobre clubes de leitura em bibliotecas escolares, considerando as produções já realizadas sobre o tema, e ampliação dessa discussão entre os campos da biblioteconomia e educação.
Downloads
Referências
BEDIN, Jéssica. A atuação do bibliotecário escolar na formação de estudantes pesquisadores no ensino médio. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.
BORTOLIN, Sueli & SANTOS, Zineide Pereira dos. Clube de leitura na biblioteca escolar: manual de instruções. Informação@Profissões, Londrina, v. 3, n. 1-2, p. 147-172, 2014.
BRASIL. Plano nacional do livro e leitura. Brasília: Ministério da Educação; Ministério da Cultura, 2006.
CAPISTRANO, Tatiana Quadra e Silva. Memórias e histórias do Departamento de Bibliotecas Escolares e Comunitárias de Florianópolis: 1988 a 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.
CAPRISTANO, Tatiana Quadra e Silva & UNGLAUB, Tânia Regina da Rocha. Departamentos das Bibliotecas Escolares e Comunitárias. Florianópolis, 2019. Disponível em: <https://debecpmfsc.webnode.com>. Acesso em: 10 jun. 2019.
CERTEAU, Michael de. A escrita da história. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
CHARTIER, Roger. Formas e sentido, cultura escrita: entre distinção e apropriação. Campinas: Mercado de Letras, 2003.
CUNHA, Miriam Vieira da. O papel social do bibliotecário. Encontros Bibli, Florianópolis, v. 8, n. 15, p. 41-46, 1º sem. 2003.
FERREIRA, Maria Mary (Org.). Livro, leitura e bibliotecas em tempos sombrios. São Luís: Editora Universidade Federal do Maranhão, 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2019.
GOMES, Antonia Simone Coelho. Álbuns de pesquisa: práticas de escrita como expressão da escolarização da infância (1930-1950). Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
GUILLEN, Isabel Cristina Martins. Entre bordados, costuras e tambores: a oralidade nos maracatus-nação em Recife/PE. In: BAUER, Letícia & BORGES, Viviane Trindade (Orgs.). História oral e patrimônio: potencialidades e transformações. São Paulo: Letra e Voz, 2018. p. 113-135.
KAUTZMANN, Cláudia. Bibliotecário escolar: uma análise das competências dos bibliotecários dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia das regiões Nordeste e Sul do Brasil. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
LE GOFF, Jacques. História e memória. 7.ed. Campinas: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2016.
MACHADO, Alzemi. A implantação de bibliotecas escolares na rede de ensino de Santa Catarina (décadas de 30 e 40). Dissertação (Mestrado em Educação e Cultura) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.
MAGALHÃES, Justino. O livro escolar como memória da educação. In: MOGARRO, Maria João (Org). Educação e património cultural: escolas, objectos e práticas. Lisboa: Colibri, 2016. p. 135-140.
MILLACK, Heliete Schütz. Perfil leitor de educadores no contexto da formação permanente da secretaria municipal de educação de Florianópolis. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
MILTON, John. O clube do livro e a tradução. Bauru: Editora Universidade Unisagrado, 2002.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. Escrita, linguagem, objetos: leituras de história cultural. Bauru: Editora Universidade Unisagrado, 2004.
PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Ed.34, 2009.
PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS. Departamento de Bibliotecas Escolares e Comunitárias. Florianópolis, 2009. Disponível em: <http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/educa/index.php?cms=debec>. Acesso em: 15 jun. 2009.
SALES, Fernanda de. A participação do bibliotecário no despertar do senso crítico do aluno: uma investigação na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
SANTA CATARINA. Decreto nº 3.735, de 17 de dezembro de 1946. Estabelece o regulamento para os estabelecimentos de ensino primário no estado de Santa Catarina. Florianópolis, 1946.
SANTOS, Izabele Dias dos. Um lugar onde moram e se escondem os livros: as bibliotecas escolares e a formação de leitores. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2018.
SILVA NETO, José Augusto. Práticas de leitura: culturas escolares dos grupos Padre Anchieta e Olívio Amorim (1946-1956). Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
SOUZA, Rosa Fátima de. História da cultura material escolar: um balanço inicial. In: BENCOSTTA, Marcus Levy (Org.). Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerários históricos. São Paulo: Cortez, 2007. p. 163-189.
SOUZA, Willian Eduardo Righini de. Clubes de leitura: entre sociabilidade e crítica literária. Informação & Informação, Londrina, v. 23, n. 3, p. 673-695, set./dez. 2018.
VIDAL, Diana Gonçalves. Cultura e práticas escolares: a escola como objeto de pesquisa. In: VIDAL, Diana Gonçalves. Culturas escolares. Campinas: Autores Assossiados, v.1, n.1, p. 21-69. 2005.
VIÑAO FRAGO, Antônio. Sistemas educativos, culturas escolares y reformas: continuidades y cambios. Madrid: Moreta, 2002.